Hemope lança campanha de doação de sangue para o Carnaval 2025

A Fundação Hemope iniciou nesta terça-feira (28), sua Campanha de Carnaval, convocando a população a reforçar os estoques de sangue em preparação para o período carnavalesco. Como é tradição, a campanha acontece cerca de um mês antes da folia, com o objetivo de assegurar um estoque adequado para atender à maior demanda por sangue, especialmente devido a acidentes e emergências que são mais comuns nessa época. Antecipando-se ao Carnaval, o Hemope busca sensibilizar e mobilizar doadores para garantir que o hemocentro esteja pronto para atender às necessidades transfusionais com eficiência dos hospitais do Estado.

A abertura da campanha contou com a presença de representantes da cultura pernambucana, como o músico e compositor Getúlio Cavalcanti, o grupo lírico carnavalesco O Bonde, os cantores Ed Carlos e Nena Queiroga, além de Marrom Brasileiro, Josildo Sá, Cia Frevartt da Dança e oito integrantes da Orquestra Paranampuká. A ideia é recepcionar os doadores com alegria e ao som do ritmo vibrante do Carnaval pernambucano.

Para a presidente do Hemope, Raquel Santana, o Carnaval de Pernambuco está no DNA do pernambucano, e essa proximidade com a celebração também inspira mais doadores de sangue a entrarem na folia. “A proposta da campanha é garantir que o Hemope esteja bem abastecido antes do período carnavalesco, assegurando a segurança de todos que precisam de sangue. É uma iniciativa linda, que une solidariedade e alegria, contribuindo para que possamos ter um Carnaval ainda mais seguro”, afirmou.

A ação, que se estenderá até o dia 28 de fevereiro, tem como objetivo aumentar o número de doações em cerca de 10%, garantindo a recuperação do estoque de sangue. A expectativa é contar com 100 doadores a mais, o que será fundamental para atender à demanda transfusional das unidades hospitalares em todo o estado.

Para ampliar a divulgação da campanha, o Hemope conta com o apoio de tradicionais blocos carnavalescos de Olinda, como Trinca de Ás, Minhocão, Pitombeira, Menino da Tarde, Tá Maluco e Elefante de Olinda. Esses blocos irão promover a ação de carnaval do Hemope por meio de vídeos publicados em suas redes sociais, engajando seus foliões e reforçando a importância dessa iniciativa.