O Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette, em Sertânia, pode ar por uma grande transformação e se tornar um Hospital Universitário, servindo de base para o futuro curso de Medicina que será implantado pelo novo campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no município.
Para concretizar essa possibilidade, Sertânia recebeu, nesta quinta-feira (13), a visita do superintendente do Hospital das Clínicas da UFPE, Dr. Felipe Carrilho. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre a cidade e a universidade. Carrilho esteve acompanhado do professor Dr. Fernando Menezes, responsável pela implantação do curso de Medicina no campus da UFPE em Sertânia.
Durante a visita, o superintendente avaliou a estrutura do hospital para viabilizar uma parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). A recepção foi feita pela equipe da Secretaria de Saúde, com a presença da secretária Dra. Luana Cordeiro e da diretora do hospital, Dra. Angélica Arruda; e da vice-prefeita Teresa de Sinval, além do secretário de Governo, Elilson Góis, entre outros. A prefeita Pollyanna Abreu não pôde estar presente, pois cumpria agenda oficial em Brasília.
Após coletar dados e avaliar a estrutura hospitalar, o Dr. Felipe levará um documento à capital federal para apresentar à direção da EBSERH e discutir a viabilidade da transformação do Maria Alice Gomes Lafayette integrante da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Caso a parceria seja firmada, a unidade será gerida pela EBSERH e ará por avanços significativos para atender também os futuros estudantes de Medicina, com a chegada do curso ao CAS – Centro Acadêmico do Sertão, o novo campus da UFPE em Sertânia.
Apesar da ausência física, a prefeita Pollyanna enviou uma mensagem reforçando o compromisso da gestão municipal em atender todas as exigências e adaptações necessárias para viabilizar essa grande conquista para Sertânia.