Com a volta do Farmácia Popular do Brasil, o Ministério da Saúde abriu o credenciamento para 811 municípios do País aderirem ao programa, para instalação de novas unidades. Desse total, 94,4% ficam no Norte e Nordeste. Em Pernambuco, são 36 municípios (confira a relação abaixo).
De acordo com o Governo Federal, a escolha do municípios aptos a ganhar Farmácia Popular priorizou “os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos”. Fazia oito anos que o ministério não credenciava novas farmácias.
O Ministério da Saúde calcula que, com as novas habilitações, o Farmácia Popular e, até o fim do ano, a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.
Com a Farmácia Popular, retomada semana ada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Recife, todos os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. A iniciativa amplia o o à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.
Entre os produtos oferecidos, o público feminino terá o gratuitamente a medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos – até então, eram oferecidos pela metade do preço. Também estão disponíveis de forma gratuita remédios para tratamentos para hipertensão, diabetes e asma. Essa medida deve beneficiar mais de 5 milhões de mulheres.
O Ministério da Saúde informa que também facilitará o o ao programa para a população indígena atendida pelos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei). Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um F para ser atendido. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território Yanomami, em Roraima.
- Buenos Aires
- Cachoeirinha
- Calçado
- Calumbi
- Camutanga
- Carnaubeira da Penha
- Casinhas
- Chã de Alegria
- Cortês
- Granito
- Ibimirim
- Iguaracy
- Ingazeira
- Ipubi
- Itacuruba
- Itapetim
- Joaquim Nabuco
- Jucati
- Lagoa do Carro
- Mirandiba
- Moreilândia
- Palmeirina
- Parnamirim
- Quixaba
- Salgadinho
- Santa Cruz
- Santa Maria do Cambucá
- São José da Coroa Grande
- São Vicente Ferrer
- Serrita
- Solidão
- Tacaratu
- Tamandaré
- Verdejante
- Vertente do Lério
- Xexéu.