A onda de calor no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vem perdendo força desde a última terça-feira (26). A previsão para os próximos dias é que os termômetros mostrem temperaturas mais amenas em cidades onde registraram altas temperaturas. O calor “já vai tarde”, já que causou incômodo extremos em diversos locais do país: ao menos 21 cidades registraram recorde de calor em setembro deste ano, diz o Inmet.
A cidade que registrou maior temperatura foi São Romão, em Minas Gerais. Nesse município, os termômetros chegaram a bater 43,5°C na terça-feira. Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, com 42,9°C, e Oeiras, no Piauí, com 42,4°C. Esses recordes foram registrados também na terça-feira.
Capitais
Entre as capitais brasileiras, Cuiabá consta na lista como uma das cidades que bateram recorde nas temperaturas. A capital mato-grossense registrou 42°C na segunda-feira (25). Brasília ficou em 17º lugar, com 34,8º.
Outras capitais também registraram altas temperaturas, mas não chegaram a figurar na lista do Inmet. Boa Vista, capital de Roraima, registrou 40,6ºC, na quarta-feira (20). Teresina, 40,2ºC na segunda-feira e Rio de Janeiro, 39,9ºC, no domingo (24).
Os detalhes sobre as medições de temperaturas pelas cidades brasileiras e os boletins informativos sobre o tempo podem ser consultado no site do Inmet.