A ativista indiana Licypriya Kangujam e sua mãe, ambas parte da comitiva do Timor Leste que veio ao G20 Social, relataram que foram furtadas no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, no último domingo (17). A Operação Segurança Presente foi chamada para prestar assistência para as duas mulheres.
Segundo relato publicado por Licypriya Kangujam nas redes sociais, um cordão de ouro foi levado por dois garotos que fugiram de bicicleta. A ativista disse que ficou decepcionada com a “experiência horrível” e reclamou que ninguém fez nada no momento em que foi furtada.
“A corrente de ouro da minha mãe acabou de ser roubada por dois meninos enquanto ela caminhava pelo Rio de Janeiro. E ninguém nos ajudou a detê-los, nem mesmo a polícia, quando o ladrão fugiu na frente deles (policiais) de bicicleta. O governo do Brasil nos convidou para participar do G20 Brasil como convidadas especiais. Isso nunca é esperado. Estamos indefesas”, escreveu Licypriya Kangujam.
As duas foram atendidas por agentes bilíngues da equipe da Operação Segurança Presente. As duas vítimas percorreram algumas ruas do bairro com policiais, em uma viatura, para tentar localizar os responsáveis pelo furto.