Lula decidiu que Fufuca e Silvio Costa Filho serão ministros, diz Padilha

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta sexta-feira, em Belém, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu nomear os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para o comando de ministérios.

— Já tem uma decisão do presidente de trazer esses dois parlamentares, que representam duas bancadas importantes no Congresso. Mas, mais do que elas, podem atrair outros parlamentares, trazê-los para o governo, convidá-los para ocupar postos de ministérios. São parlamentares que só podem vir para ocupar ministérios, disse Padilha.

O governo já tinha decidido a nomeação dos dois nomes, mas agora Padilha oficializou as escolhas. Ainda não há, contudo, um martelo batido sobre quais pastas serão designadas.

Lula está no Amazonas, e só voltará a Brasília no dia 11. Assim, a reforma ministerial deve ser concluída apenas na semana do dia 14.

Lula ará o fim de semana descansando em Alter do Chão (PA). Na segunda-feira, o presidente vai a Santarém (PA) inaugurar linhas de transmissão por fibra óptica.

Na terça-feira e na quarta, ele participa da Cúpula dos Países Amazônicos, em Belém. Na quinta-feira, dia 10, vai ao Rio para participar do anúncio da expansão do BRT na cidade. Já na sexta-feira, dia 11, o governo lançará o novo PAC, também na capital fluminense.

Diante da aproximação com o Centrão, na noite da última quarta-feira, Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram no Palácio da Alvorada.

O encontro não constou na agenda oficial do chefe do Executivo nem da de Lira. As assessorias de ambos também negam que a conversa tenha ocorrido. De acordo com auxiliares de Lula, a reunião foi marcada um pouco antes de seu início. Os dois conversaram a sós por cerca de três horas. Lira deixou a residência oficial do presidente da República depois das 23h.