Lula dispensa “Aerolula” e opta por outro avião para viagem ao Japão

Metrópoles

O presidente Lula dispensou seu avião oficial, conhecido como “Aerolula”, e optou por outra aeronave para a viagem que fará ao Japão e Vietnã a partir do sábado (22). Lula deve viajar para os dois países no KC-30 da FAB. Trata-se de um Airbus A330-200 comprado durante o governo Bolsonaro e recebido em novembro de 2022.

Diferentemente do “Aerolula”, o KC-30 não tem Wi-Fi. A aeronave, porém, tem maior autonomia. A previsão é de que o presidente faça apenas uma parada para abastecimento durante a viagem.

Essa não será a primeira vez que Lula optou pelo KC-30 para uma viagem internacional. Em fevereiro de 2023, o petista usou o avião para ir aos Estados Unidos.

Lula desembarca no Japão em 24 de marco, com a missão de acelerar a abertura do mercado japonês para exportação de produtos brasileiros, sobretudo de carnes.

Segundo o Itamaraty, Lula quer estreitar a relação comercial entre os dois países. Essa será a quinta viagem do petista ao Japão ao longo de seus três mandatos como presidente da República.

Durante a viagem, Lula e a primeira-dama Janja serão recebidos pelo imperador japonês, Naruhito, e pela imperatriz Masako. O presidente também terá reunião com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba.