O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estreou nesta quarta-feira (16), o heliponto recém-reformado no Palácio do Planalto, em Brasília. Lula embarcou em um helicóptero para ir à Base Aérea da capital federal, de onde partiu em outra aeronave para Natal (RN).
O governo abriu uma licitação para a reforma do heliponto, em abril, de R$ 770 mil, para atender a uma demanda operacional e de segurança, apontada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
O Planalto solicitou estudo à Infraero para avaliar a necessidade e a possibilidade da obra. O relatório mostrou que a área anterior do local não correspondia às necessidades da Presidência.
“Verificou-se que a área pavimentada existente foi considerada não adequada para a operação pretendida, tanto do ponto de vista da dimensão (área) quanto às incertezas quanto a capacidade de e da área para o peso operacional pretendido”, diz o estudo da Infraero.
Agora, o heliponto deve comportar aeronaves de até 5 toneladas e 15 metros de comprimento. Vídeo publicado nas redes sociais mostra o helicóptero aguardando Lula no local.
A Infraero previa um gasto de R$ 1 milhão para executar obra. Segundo o estudo, o tamanho da área indicada pela Presidência precisava de grandes alterações.