O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã dessa quarta-feira (17) com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Casa Civil, Rui Costa, e da Defesa, José Múcio, no Palácio do Planalto. A reunião acontece num momento em que Rui Costa vem liderando um pente-fino, anunciado pela equipe econômica, cujo objetivo é cortar R$ 25,9 bilhões em despesas obrigatórias dos ministérios.
Durante a tarde, Lula também esteve reunido com Múcio, num encontro que contou também com a participação dos comandantes da Marinha, almirante Marcos Olsen, do Exército, general Tomás Paiva, do chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; e também do secretário de Orçamento e Organização Institucional do Ministério da Defesa, José Roberto Fernandes Júnior.
Na agenda presidencial desta quarta-feira também teve da participação de Lula no encerramento da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que está sendo realizada em Brasília. Às 15h, Lula teve reunião com secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza.
O presidente também sancionou esta tarde um projeto de lei que prorroga os prazos para estudantes concluírem cursos de graduação ou programas de pós-graduação em virtude de parto, de nascimento da criança, de obtenção de guarda judicial para fins de adoção ou de adoção.
Sancionou também um projeto que acrescenta o estudo de mudanças do clima e proteção da biodiversidade como temas a serem trabalhados nas escolas brasileiras.
Pelo texto, as instituições de ensino deverão estimular estudantes a participar de ações de prevenção e diminuição das mudanças climáticas. Por fim, o presidente teve uma reunião com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.