Os resultados finais dos cargos que não exigem curso de formação no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como Enem dos Concursos, foram homologados nesta sexta-feira (07) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
A pasta ainda convocou os candidatos para os cursos de formação e publicou editais com todos os habilitados para a terceira etapa dos blocos com cargos do IBGE que exigem prova didática.
Com a divulgação dos editais de homologação, o CNU entra na etapa final. Para os convocados para os cursos de formação, a matrícula é obrigatória e deve seguir as datas e orientações especificadas nos editais.
Para os aprovados em cargos que não exigem curso de formação, a convocação será feita posteriormente pelo órgão responsável, como ministérios, agências reguladoras, institutos ou autarquias. Apesar de as vagas serem imediatas, a nomeação depende da aprovação e sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para março pelo Congresso Nacional.
“Após a sanção, cada órgão pedirá o provimento dos cargos e o MGI fará a aprovação do pedido, autorizando a convocação. A expectativa é que essas convocações comecem entre o final de abril e o início de maio”, informou a pasta.
O MGI publicou nesta sexta-feira (07) no Diário Oficial da União (DOU) 25 editais com a homologação dos resultados, convocação de matrícula para curso de formação e habilitação para terceira etapa dos blocos com cargos do IBGE que exigem prova didática.
Saiba como estão distribuídos os editais:
- 1 edital de homologação do resultado final do Bloco 8
- 7 editais de homologação do resultado final dos Blocos de 1 a 7 (um edital por bloco)
- 7 editais de classificação final para cargos em curso de formação (um por bloco)
- 7 editais de convocação para matrícula em curso de formação (um por bloco)
- 3 editais de habilitação para terceira etapa dos blocos com cargos do IBGE que exigem prova didática
Segundo o MGI, nos resultados finais publicados nesta sexta-feira, os candidatos sub judice foram incluídos além das vagas previstas no edital de abertura, com o intuito de permitir que a lista também apresente os candidatos classificados sem decisão judicial. Isso porque as liminares não determinam a desclassificação de quaisquer candidatos aprovados.
Curso de formação
As matrículas para os convocados para realizar o curso de formação começam na próxima semana no site da instituição organizadora do seu curso de formação. A participação no curso de formação é obrigatória, eliminatória e classificatória, e sua aprovação nessa etapa é essencial para garantir a nomeação.
No caso dos cursos organizados pela Enap (EPPGG, ATI, ATPS, AIE, ACE), a matrícula deve ser feita online, pelo site da escola, entre os dias 10 e 18 de março de 2025.
Já os organizados pelo Cebraspe, as datas de matrícula são distintas: Antaq (13/3 a 20/3); ANS (13/3 a 17/3); ATF/MTE (edital para matrícula deve sair dia 11/3) e Aneel (edital para matrícula deve sair dia 12/3).