Ministério da Gestão e da Inovação homologa Concurso Público Nacional Unificado

Prédio do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), em Brasília

Os resultados finais dos cargos que não exigem curso de formação no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), também conhecido como Enem dos Concursos, foram homologados nesta sexta-feira (07) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A pasta ainda convocou os candidatos para os cursos de formação e publicou editais com todos os habilitados para a terceira etapa dos blocos com cargos do IBGE que exigem prova didática.

Com a divulgação dos editais de homologação, o CNU entra na etapa final. Para os convocados para os cursos de formação, a matrícula é obrigatória e deve seguir as datas e orientações especificadas nos editais.

Para os aprovados em cargos que não exigem curso de formação, a convocação será feita posteriormente pelo órgão responsável, como ministérios, agências reguladoras, institutos ou autarquias. Apesar de as vagas serem imediatas, a nomeação depende da aprovação e sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), prevista para março pelo Congresso Nacional.

“Após a sanção, cada órgão pedirá o provimento dos cargos e o MGI fará a aprovação do pedido, autorizando a convocação. A expectativa é que essas convocações comecem entre o final de abril e o início de maio”, informou a pasta.

O MGI publicou nesta sexta-feira (07) no Diário Oficial da União (DOU) 25 editais com a homologação dos resultados, convocação de matrícula para curso de formação e habilitação para terceira etapa dos blocos com cargos do IBGE que exigem prova didática.

Saiba como estão distribuídos os editais:

  • 1 edital de homologação do resultado final do Bloco 8
  • 7 editais de homologação do resultado final dos Blocos de 1 a 7 (um edital por bloco)
  • 7 editais de classificação final para cargos em curso de formação (um por bloco)
  • 7 editais de convocação para matrícula em curso de formação (um por bloco)
  • 3 editais de habilitação para terceira etapa dos blocos com cargos do IBGE que exigem prova didática

Segundo o MGI, nos resultados finais publicados nesta sexta-feira, os candidatos sub judice foram incluídos além das vagas previstas no edital de abertura, com o intuito de permitir que a lista também apresente os candidatos classificados sem decisão judicial. Isso porque as liminares não determinam a desclassificação de quaisquer candidatos aprovados.

Curso de formação

As matrículas para os convocados para realizar o curso de formação começam na próxima semana no site da instituição organizadora do seu curso de formação. A participação no curso de formação é obrigatória, eliminatória e classificatória, e sua aprovação nessa etapa é essencial para garantir a nomeação.

No caso dos cursos organizados pela Enap (EPPGG, ATI, ATPS, AIE, ACE), a matrícula deve ser feita online, pelo site da escola, entre os dias 10 e 18 de março de 2025.

Já os organizados pelo Cebraspe, as datas de matrícula são distintas: Antaq (13/3 a 20/3); ANS (13/3 a 17/3); ATF/MTE (edital para matrícula deve sair dia 11/3) e Aneel (edital para matrícula deve sair dia 12/3).