O Movimento Plantar Juntos garantiu o plantio de 200 mudas nativas da Caatinga no sítio Boa Vista, em Ouricuri, no Sertão do Araripe. A ação contou com o apoio da Fazenda Doce Mel, que disponibilizou parte de sua propriedade para o reflorestamento e assumiu o compromisso de monitorar o crescimento das mudas.
Entre as espécies plantadas estão Barriguda, Pé de Cedro, Aroeira, Umbu, Jatobá, Maniçoba e Jurema Preta. As mudas foram adquiridas pela Fazenda Doce Mel e pelo viveiro do município de Trindade.
“Aproveitamos o período de chuva para impulsionar esse trabalho incrível de reflorestamento da Caatinga, garantindo a recuperação do nosso bioma e a sustentabilidade da região”, destacou Maria Regina de Araújo, assessora de Projetos Especiais e ASG da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha.
Monitoramento de mudas na Mata Atlântica
Além da ação no Sertão, o movimento segue atuando na Região Metropolitana do Recife. No Parque de Aldeia, em Camaragibe, 161 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica aram por mais uma fase de monitoramento. O trabalho foi realizado pela Ultramega Distribuidora Hospitalar, responsável pelo plantio em outubro de 2024.
Entre as espécies acompanhadas estão Ipê Roxo e Amarelo, Cajazeira, Jenipapo, Aroeira e Pau-Brasil. Todas as mudas foram doadas pela Prefeitura de Camaragibe. Além do acompanhamento do crescimento, foram feitos trabalhos de manutenção e e técnico, garantindo melhores condições para a adaptação das árvores ao ambiente.
Meta ambiciosa: 4 milhões de mudas até 2026
O Movimento Plantar Juntos tem como principal objetivo recuperar a cobertura vegetal de Pernambuco por meio do plantio de espécies nativas da Caatinga e da Mata Atlântica. Até 2026, a meta é alcançar a impressionante marca de 4 milhões de mudas plantadas em todas as regiões do estado.
A iniciativa reforça a importância do reflorestamento para a preservação ambiental, combate ao aquecimento global e recuperação de ecossistemas ameaçados em Pernambuco.