Nova carteira de identidade já foi adquirida por 17 milhões de brasileiros; saiba como emitir

Mais de 17 milhões de brasileiros já possuem a nova Carteira de Identidade Nacional

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para mais de 17 milhões de brasileiros, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O documento, disponível nas versões física e digital, tem como objetivos principais reduzir fraudes, melhorar cadastros istrativos e qualificar o o a mais de 4.500 serviços públicos digitais na plataforma GOV.BR.

Uma das principais inovações da CIN é a unificação do número de identificação, que a a ser o F, substituindo o antigo sistema de múltiplos números de RG, que chegavam a ser 27, um por estado. Isso reduz a possibilidade de fraudes e facilita o processo de identificação. Além disso, o documento inclui um QR Code, permitindo verificar sua autenticidade e status, e um código de padrão internacional (MRZ), utilizado em aportes. A versão digital da CIN pode ser ada pelo celular, proporcionando maior segurança e praticidade.

Embora a CIN não seja obrigatória, a antiga carteira de identidade será aceita até 28 de fevereiro de 2032. A CIN, regulamentada pela Lei nº 14.534/2023, estabelece o F como o único número de identificação nos serviços públicos, promovendo uma integração mais eficiente e segura dos dados dos cidadãos, o que resulta em um atendimento mais ágil e confiável por parte dos órgãos públicos.

Como emitir a CIN?

Para emitir a CIN, é necessário agendar atendimento nos Institutos de Identificação dos estados e do Distrito Federal e apresentar a certidão de nascimento ou casamento, em formato físico ou digital. A primeira via é gratuita. O documento pode ser emitido em papel de segurança, em plástico (policarbonato) ou na versão digital.

Com a implementação da CIN, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos também está desenvolvendo uma Infraestrutura Pública Digital (IPD), que utilizará os dados da CIN para automatizar e agilizar o o a serviços públicos, como a concessão de benefícios sociais, com maior segurança e eficiência.

A CIN está disponível em todos os estados e pode ser solicitada até 2032. O agendamento para emissão e mais informações podem ser ados no portal gov.br/identidade.