Novembro começa com frio atípico e chance de recordes de temperaturas em algumas regiões do Brasil

Novembro começa com frio atípico e chance de recordes de temperaturas em algumas regiões do Brasil

O fim de outubro e o início de novembro serão marcados pelo avanço de duas frentes frias vindas pelo sul do Brasil. A mais forte deve ocorrer ainda no feriado de Finados, na quarta-feira, dia 2. Além disso, o frio intenso, atípico e a queda brusca das temperaturas ocorrerão seguidos de uma forte massa de ar de origem polar. Poderá ocorrer recordes de temperaturas baixas para o mês de novembro em algumas localidades.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica, no início da próxima semana, queda em torno de 15°C no Sul e parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na próxima terça-feira pode ter ocorrência de neve e chuva congelada ao longo do dia, sobre a serra e planalto catarinense, além da serra gaúcha. Se isso ocorrer, será a primeira vez na história que acontece em um mês de novembro no Brasil, afirma o Climatempo.

Entre segunda e terça-feira, a massa de ar frio continuará se deslocando para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. No sul dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás e Amazonas também vão registrar baixas temperaturas, assim como todo o Rio de Janeiro.

Na região Sudeste, algumas áreas de instabilidades, se espalham ainda mais sobre o território paulista, nesta sexta-feira (28), provocando pancadas de chuva forte em vários momentos, sobre o centro, leste e sul de São Paulo. Ainda de acordo com o Climatempo, a chuva ganha intensidade na Grande São Paulo, região da Serra da Mantiqueira e nas áreas da divisa com o Rio de Janeiro. Mesmo com a previsão de chuva, a sensação será de tempo abafado.

Depois de uma semana de muita chuva, o tempo seca novamente em grande parte da região Nordeste. A previsão é de que no domingo de eleições seja com sol forte e sem chuva no Maranhão, no Piauí, no Ceará, no Norte da Bahia e no interior dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Chove rapidamente na faixa litorânea leste, de Alagoas ao Rio Grande do Norte (no domingo). O litoral da Bahia terá muitas nuvens e chuva frequente. Já nas demais áreas da Bahia, o sol aparece na maior parte do dia, mas ocorrem pancadas de chuva isoladas.