Um serviço de manutenção no sistema de abastecimento de Tapacurá vai deixar sem água áreas do Recife e Jaboatão dos Guararapes, além de toda a cidade de Camaragibe, na Região Metropolitana. A manutenção vai atingir cerca de um milhão de moradores dessas áreas.
Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o serviço seria realizado no dia 28 de fevereiro, mas foi adiado por causa da chuva forte. Agora, a manutenção acontece durante toda a próxima quarta-feira (13).
Terão suspensão de abastecimento ou redução de pressão localidades atendidas pelos sistemas Tapacurá e Pirapama. Nos locais com reservatórios, é possível que a diminuição no fluxo de água e despercebida.
Como será
Entre os serviços planejados está a reparação de um vazamento em um segmento da Adutora Tapacurá. Trata-se de uma tubulação de 1.500 milímetros.
A Compesa classifica o serviço como “altamente complexo”. Durante essa intervenção, os técnicos também aproveitarão para substituir equipamentos e realizar manutenções eletromecânicas nas unidades do sistema.
A expectativa da Compesa é retomar a distribuição de água para as áreas afetadas a partir das 07h da quinta-feira (14). A regularização do abastecimento ocorrerá de forma gradual e de acordo com o calendário.
Segundo o gerente de Produção da Compesa, Euris Santos, esse planejamento é fundamental para que nossos clientes também possam se preparar, com antecedência, para o período da suspensão temporária do fornecimento de água.
“Pedimos a compreensão da população para a necessidade dos serviços de manutenção e recomendamos que todos economizem água neste curto período das intervenções”, explicou.