O Ônibus da Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) estará presente nas próximas terça e quinta-feira (18 e 20), das 9h às 16h, no evento “Alepe Mulher”, promovido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A iniciativa, que acontece das 9h às 16h em frente à sede da Assembleia Legislativa estadual, é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Conciliação (Nupemec) e a Alepe.
Durante o evento, a Câmara Privada de Conciliação e Mediação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai realizar sessões de conciliação (se ambas as partes comparecerem e estiverem com a documentação completa para a respectiva demanda); orientações jurídicas gratuitas; cadastro de demandas espontâneas (pré-processuais). Os documentos indispensáveis para a realização da sessão de conciliação/mediação são: RG, F, comprovante de residência, certidão de casamento, certidão de nascimento ou RG dos filhos; comprovante de renda; comprovante de bens móveis e imóveis; dados da conta bancária para depósito de pensão.
Alepe Mulher
O programa Alepe Mulher oferece serviços de saúde e cidadania a diversas cidades de Pernambuco. Nesta edição, o evento tem início a partir da segunda-feira (17), e segue até a sexta-feira (21), promovendo uma série de atividades para celebrar o Mês da Mulher. A programação incluirá 7 mil atendimentos médicos especializados e serviços de cidadania, proporcionando um espaço de engajamento comunitário e fomentando ações de prevenção e debates sobre o universo feminino. A abertura será realizada com um pocket show, a partir das 14h, no Auditório Sérgio Guerra, localizado no Edifício Miguel Arraes de Alencar, na Rua da União, 397, no Centro do Recife. Saiba mais Aqui.
O horário de funcionamento é das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira; e das 8h às 13h, na sexta-feira. Além dos atendimentos de saúde, o programa oferecerá serviços de cidadania, direitos humanos e do consumidor, autocuidado e vacinação. Parte dos atendimentos de saúde exige agendamento prévio, realizado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe. Entre esses serviços estão consultas com especialistas em ginecologista, mastologista, cardiologista, endocrinologista, dermatologista, oftalmologista (oferecido pela Fundação Altino Ventura para interessados a partir de 12 anos), otorrino, vascular, nutricionista, além de odontologia. Também serão realizados exames como ultrassonografias de abdômen total (jejum no mínimo 8h e máximo 12h), mama, endovaginal, tireoide, citologia, além de mamografias para mulheres entre 40 e 75 anos.