Parnamirim, no Sertão de Pernambuco, registra maior diferença de votos em 2004 e menor em 2020 na disputa pela Prefeitura Municipal

Por Didi Galvão

Parnamirim é um município do Sertão Central de Pernambuco, com um colégio eleitoral de 18.606 eleitores. O atual prefeito Nininho Carvalho está no terceiro mandato, este ano disputa a reeleição e tenta chegar ao quarto mandato. Nininho começou carreira na política exercendo o mandato de vice-prefeito, situação semelhante vivida por seu adversário Múcio Angelim.

A eleição mais acirrada no município de Parnamirim e com a menor diferença de votos de um candidato para o outro foi a de 2020, naquele pleito Nininho Carvalho venceu Múcio com diferença de apenas 150 votos. Nininho foi eleito para o terceiro mandato, sendo essa a menor diferença já registrada numa disputa eleitoral na ‘Terra de Senhora Sant’Ana’.

Parnamirim já teve eleição com candidatura única, o fato aconteceu no início da década de 1970. Foi eleita Maria Alice Cabral a única mulher até então prefeita do município, seu vice foi Antonio de Carvalho. Na terra da Senhora Sant’Ana prevalece os homens na política, até na Câmara Municipal apenas uma mulher ocupou espaço no parlamento.

A maior diferença de votos foi registrada na eleição de 2004, naquele ano foi eleito o prefeito Fernando e seu vice-prefeito Nininho Carvalho. Fernando e Nininho obtiveram 67% do total de votos válidos apurados, a diferença de votos foi de 4.782 votos. Começou naquele ano a carreira vitoriosa de Nininho na política de Parnamirim, sendo eleito prefeito 3 vezes.