Pernambucano que comanda a Obra de Maria em 60 países

Arquivo Pessoal

Por João Alberto/JC

Gilberto Gomes Barbosa, filho de um marceneiro e de uma dona de casa nasceu numa sexta-feira santa, na Boca de Dois Rios, comunidade que fica na divisa entre os municípios de Surubim e Bom Jardim, no interior do estado. Veio estudar no Recife, quando conheceu a Renovação Carismática Católica e teve uma grande experiência com o Espírito Santo.

A partir daí, Gilberto participou ativamente de Grupos de Oração e Renovação Carismática durante 5 anos, e surgiu o desejo de iniciar a Comunidade Obra de Maria, em 1990, hoje presente em países de todos os continentes. Carismático, sorridente e cristão. Um homem que circula entre os corredores suntuosos do Vaticano, na Itália, e as estradas de chão batido da África. Foi presidente da Fraternidade Internacional das Novas Comunidades de Vida e Aliança de Direito Pontifico (Fratter). É o mais alto posto que um leigo poderia ter na hierarquia da Igreja Católica.

A Comunidade Obra de Maria nasceu em 1990, após uma experiência transformadora que tive com a Efusão do Espírito Santo dentro da Renovação Carismática Católica. Essa vivência me tocou profundamente e me motivou a reunir pessoas em torno dessa espiritualidade, compartilhando a alegria e o amor que experimentei. Assim começou a nossa missão de evangelizar de todas as formas com alegria por todo mundo.

Temos um caminho vocacional onde a formação é algo permanente e sempre buscando ouvir a voz de Deus. A Obra de Maria conta atualmente com 5.200 missionários. Esse número reflete nosso crescimento e o comprometimento de cada um em levar a mensagem do amor de Deus e evangelização a diversos lugares.

São 59 países: 14 na América, 33 na África, 8 na Europa e 4 na Ásia. Brasil, está presente em 25 estados e no Distrito Federal.

Entrou na Obra de Maria durante um retiro de carnaval que tive a alegria de convidá-la a participar. Naquele momento, ela se conectou profundamente com o nosso Grupo de Oração que, com o tempo, se expandiu e se transformou na Comunidade Obra de Maria – “Eis aí tua Mãe”. Hoje, estamos presentes em quatro continentes. É uma grande bênção ver Salomé como mãe espiritual de mais de cinco mil membros. Juntos, dedicamo-nos a evangelizar de todas as formas, sempre com alegria. A missão que abraçamos é um testemunho do amor e da união que buscamos propagar em nossas comunidades.

Quando comecei a trabalhar no Vaticano, já era o Papa Francisco, mas antes disso, participei de vários eventos com Bento XVI na presidência da Fraternidade Internacional (Fratter). Bento XVI se destacou pelo seu profundo conhecimento e foco na doutrina, apresentando um estilo litúrgico e conservador, que enfatizava a tradição da Igreja. Em contraste, o Papa Francisco traz um estilo latino e acolhedor, promovendo uma Igreja sem exclusão e com atenção especial aos pobres e ao meio ambiente. Ele é focado em reformas e questões contemporâneas, incluindo aspectos econômicos, adotando uma postura menos formal e uma forte preocupação com a natureza. Francisco também se mostrou firme na abordagem sobre a pedofilia e é um defensor da paz, refletindo as diferentes visões e desafios que cada papa enfrentou.

Foi uma notícia muito boa para a Igreja e para a Obra de Maria. Ele tem a mesma linha de pensamento do Papa Francisco, o que é importante para a continuidade do trabalho da Igreja. O fato de ele ter ado quase 30 anos no Peru mostra que ele é um homem de missão, que sabe lidar com desafios e tem experiência em ajudar os pobres. Sua escolha de seguir a ordem agostiniana mostra que ele quer ser um Papa missionário, que se preocupa com as pessoas e com a pastoral.

Como a Obra de Maria se mantém?

Por meio de doações de amigos e associados ao Projeto “Braço-Forte”, que contribuem mensalmente ou ocasionalmente com dinheiro, alimentos e outros donativos. Além disso, atividades como peregrinações, vendas de artigos religiosos e materiais de evangelização ajudam a sustentar a comunidade. Embora vivamos o compromisso de pobreza e estejamos cientes das dificuldades, confiamos na providência de Deus, que age no tempo certo.