O governo de Pernambuco decidiu suspender as visitas de familiares no Centro de Saúde Penitenciário (CSP), em Abreu e Lima, no Grande Recife, para conter a disseminação da Covid-19 e da Influenza A H3N2. A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) também manteve a suspensão em outras 11 unidades prisionais.
Entretanto, a partir do sábado (05), as visitas de parentes voltam a ocorrer no Presídio de Itaquitinga, na Zona da Mata, e no Centro de Observação e Triagem Criminológica (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (03) pela Seres. A secretaria informou que a suspensão ocorreu para prevenir o aumento de casos das duas doenças “entre as pessoas privadas de liberdade, seus familiares e a população em geral”.
A Seres também disse que faz avaliações semanais com base no cenário epidemiológico de cada unidade prisional. Foi com base nessas análises que a secretaria decidiu retomar a visitação em dois locais.
A Seres afirmou, ainda, que regras de convivência com a Covid-19 seguem mantidas, como uso obrigatório de máscaras e de álcool em gel, o dos visitantes de acordo com o número do prontuário do preso, exigência de apresentação do aporte vacinal com duas doses ou dose única até 54 anos; e com dose de reforço para quem tem 55 anos ou mais.
Unidades prisionais com visitas suspensas:
- Presídio Juiz Antonio Luis Lins de Barros (PJALLB) – Complexo do Curado;
- Presídio Marcelo Francisco de Araújo (PAMFA) – Complexo do Curado;
- Presídio Frei Damião de Bozzano (PFDB) – Complexo do Curado;
- Presídio de Igarassu (PIG);
- Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (FAL);
- Colônia Penal Feminina do Recife (FR);
- Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá;
- Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá;
- Presídio de Vitória de Santo Antão (PVSA);
- Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares;
- Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro;
- Centro de Saúde Penitenciário (CSP), em Abreu e Lima.