A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (07) três mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e seis de busca e apreensão no Distrito Federal. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.
Esta é a quinta fase da operação Lesa Pátria, que busca prender envolvidos nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, ocasião em que terroristas bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília.
Há policiais militares entre os alvos da operação. A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal acompanha a ação.
Nas últimas semanas, mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos contra pessoas envolvidas diretamente na depredação ou que financiaram ou planejaram os atos terroristas em Brasília.
Até o último dia 6 de fevereiro, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão nas fases anteriores da operação Lesa Pátria, que se tornou permanente.
As investigações já levaram à denúncia de mais de 900 suspeitos, a maior parte foi detida ainda no dia dos ataques.
Em nota, a Polícia Militar disse que não se pronunciará sobre as prisões no momento.
As prisões foram cumpridos três mandados de prisão temporária, uma de prisão preventiva e seis de busca e apreensão no Distrito Federal. Os pedidos foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.
“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, diz a PF em nota.
As ações já foram deflagradas a partir de investigações da Polícia Federal, da Procuradoria Geral da República e da Polícia Legislativa do Senado. Em todos esses casos, os mandados foram expedidos e autorizados pelo STF.