Por Franklin Portugal*
O primeiro jogo da final do Campeonato Pernambucano deve ser um lembrete de que esta decisão tem favorito sim, mas que as favas não estão contadas. De jeito algum. O 2 a 1 a favor do Sport confirma a força de um time muito bem montado neste momento. Só que o Retrô mostra altivez, não é o tipo de time que você vai ver encostando a bunda na parede e se defendendo de forma apavorada lá atrás. O Retrô costuma ir para cima, e sabe ir para cima. E aguardemos o jogo da volta. No próximo sábado teremos por tanto decretado o campeão Pernambucano da temporada 2023. O Sport foi melhorando e se alinhando no decorrer da competição. E o Retrô mais uma vez mostra que se destaca por conta de um planejamento bem feito e de contratações acertadas.
Antes do fim de semana chegar, o Leão da Ilha pensa em outra decisão: será amanhã o primeiro embate contra o Ceará. Eu estou falando dos confrontos que vão apontar o campeão da Copa do Nordeste deste ano.
No Náutico, resta esperar, pelo início da Série C, em 2 de maio. Até lá é a busca pelo ambiente de tranquilidade para trabalhar. Segundo o técnico Dado Cavalcante, a vitória em cima do Cruzeiro por 1 a 0 nos Aflitos no primeiro jogo da Copa do Brasil, trouxe essa paz para armar um time com a melhor estratégia na partida da volta. E muito do crédito dos resultados positivos tem caído na conta dos reservas. O treinador reforça que todos esses elementos ajudam a reforçar a identidade do torcedor com o clube.
Quem está reformulando a equipe para as disputas da Série D é o Santa Cruz. Já conseguiu renovar o vínculo do zagueiro Yan de Oliveira até o final de setembro. O jogador veio por empréstimo do Nova Venécia do Espírito Santo. E outros chegarão. Um jogador que acertou a sua vinda foi o volante Fabrício Bigode. Ele é cria do Náutico e estava defendendo a Caldense no Campeonato Mineiro. Disse que teve propostas melhores de outros clubes, mas pelo fato de conhecer o Santa Cruz, decidiu enfrentar a Série D pelo clube pernambucano.
Agenda da Semana:
Quarta-feira
1⁰ Jogo da Final da Copa do Nordeste
- Ceará x Sport, no Castelão, às 21h30.
Sábado
2⁰ Jogo da Final do Campeonato Pernambucano
- Sport x Retrô, na Ilha do Retiro, às 16h30.
*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.