POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

Vou abrir nossa conversa de hoje com o tom de crítica, necessário para a Seleção Brasileira. Onde já se viu ver nosso Brasil em quarto lugar, com 13 pontos, mal das pernas, nas eliminatórias da América do Sul, para a próxima Copa do Mundo? A impressão que dá é que interesses comerciais interferem na escolha dos jogadores certos. Nem todo jogador que é absurdamente bom nos clubes da Europa, necessariamente serve para vestir uma camisa da seleção. A prova está aí: tantos nomes de peso, mas que não produzem jogadas claras, certeiras. Quando a seleção sobe ao ataque é uma confusão só. É como um trânsito bagunçado de cidades africanas e asiáticas que a gente vê pela internet. Um time eficiente tem padrão de jogo, abre avenidas largas conjugadas que pegam o aniversário de surpresa. O Brasil não tem isso. Mesmo que a seleção se classifique para a próxima Copa do Mundo, se não mudar agora, talvez e vexame pior do que os 7 a 1 para a Alemanha.

Agora vamos para o nosso futebol. É inegável que o sistema de jogo implantado pelo técnico português Pepa no Sport transformou uma equipe irregular em extremamente competitiva nesta reta final do Campeonato Brasileiro da Série B. E justamente no momento tão crítico, que é este das últimas rodadas, em que o combustível e o fôlego tendem a faltar em boa parte das equipes, é que se viu por parte da equipe pernambucana, um levante que pode ser decisivo para garantir o o à Série A do ano que vem. Eu estava fazendo as contas aqui, e o Leão não perde há a oito jogos. Neste momento se encontra na terceira posição do G4, com 53 pontos. É seguido atrás pelo Mirassol, com 50, e o Vila Nova (GO), já fora do G4, com 49. O interessante é a oportunidade que o rubro-negro terá: três jogos seguidos em casa, na recém liberada Ilha do Retiro, após 10 meses de reformas. Amanhã terá O Operário (PR); depois o Botafogo (SP) e em seguida o Guarani (SP). O técnico Pepa não quer fazer contas nem projeções, só quer que a equipe mantenha essa pegada.

Estamos em meados de outubro e o Náutico segue se preparando visando a temporada 2025. No radar, estão dois goleiros, que seriam as primeiras contratações com foco na temporada do próximo ano. Um deles é Douglas Borges, de 34 anos, atualmente na reserva do Guarani (SP). O segundo é Wellerson, de 27 anos de idade, vice-campeão da Série D pelo Anápolis (GO), o mesmo clube que perdeu na final para o Retrô. Estas contratações não estão confirmadas, mas as negociações estão em andamento, em uma situação boa, é o que se avalia nos bastidores.

Em ritmo de montagem de elenco também está o Santa Cruz. O técnico Itamar Schülle espera contar com até 28 jogadores para o início dos trabalhos, na pré-temporada. O tricolor vai se preparar para a pré-Copa do Nordeste, primeiramente, competição com etapas eliminatórias. A apresentação dos jogadores está marcada para 4 de novembro, onde serão realizados os exames e testes físicos. O treinador reforçou que o clube tem que ser certeiro nestas primeiras contratações. Eu concordo e entendo o que se a na cabeça do professor.

Agenda da Semana: 

Hoje

Eliminatórias da Copa – América do Sul

  • Brasil x Peru, no Mané Garrincha, às 21h45.

Quarta-feira

Série B

  • Sport x Operário-PR, na Ilha do Retiro, 21h30.

Domingo

  • Sport x Botafogo (SP), na Ilha do Retiro, às 19h30.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.