POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

Abrindo nossa coluna de hoje prestando uma homenagem ao nosso Gigante dos Esportes, o grande Léo Batista, que nos deixou domingo ado. Por décadas tivemos a companhia deste “monstro sagrado” da televisão brasileira, seja nas ocasiões em que apresentou o Globo Esporte ou mesmo quando nos ava informações no Esporte Espetacular aos domingos. Léo Batista, este paulista de Cordeirópolis, nascido em 1932, que lutou contra um tumor no pâncreas, certamente deixa saudade.

Saindo de um ícone para uma outra personalidade marcante do esporte, esta que é bem nossa, e viva. É que a pernambucana, de Afogados da Ingazeira, Yane Márcia Campos da Fonseca Marques, é a nova vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Estou falando da nossa Yane Marques, sim. Uma guerreira que chega a uma posição de destaque no cenário istrativo e de decisões importantes para o crescimento de nosso potencial olímpico no futuro. A pentatleta tem no currículo a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007; foi prata nos jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011; e conquistou o bronze no individual, um resultado muito comemorado, nas Olimpíadas de Londres, 2012, entre outras conquistas mundo a fora. O que se pode dizer desta vice-presidente do COB? Parabéns, Yane! Parabéns também, Afogados da Ingazeira!

Falando de Campeonato Pernambucano agora,  o Santa Cruz, que estreou com empate em 1 a 1 diante do Decisão, e venceu o Petrolina por 2 a 0 e Afogados também por 2 a 0, está na expectativa para a conclusão da a Sociedade Anônima de Futebol (SAF), de investidores atual no clube. Quem esteve no Arruda acompanhando Santa Cruz 2 x 0 Afogados foi o empresário mineiro Vinícius Diniz, o investidor desta SAF. A promessa é de investimentos de R$ 1 bilhão nos cofres do tricolor pelos próximos 15 anos em troca da aquisição de 90% das ações do Santa.

O Náutico também está no caminho de fechar um acordo com uma SAF. Enquanto isso, amarga a última derrota por Central em Caruaru, por 2 a 1. E uma péssima performance. A atuação foi de um nível muito baixo. Uma equipe irreconhecível. Mesmo a gente sabendo que tem as limitações dela. Uma equipe mostrando tanta fragilidade vai preocupar, porque além do Pernambucano tem também a Copa do Nordeste no calendário, e para amanhã, veja só.

O Sport tem praticamente todo elenco regularizado para as disputas da Copa do Nordeste e do Pernambucano. Até agora, quem vinha jogando pelo Estadual era a equipe sub-20. E esta semana, não mais, a partir de agora entra em ação o time principal comandado pelo técnico português Pepa.

Agenda da Semana:

Copa do Nordeste

Quarta-feira

  • Ferroviário x Sport, no estádio Presidente Vargas, às 21h30.
  • Náutico x Ceará, nos Aflitos, às 21h30.

Campeonato Pernambucano

Sábado

  • Náutico x Santa Cruz, nos Aflitos, às 16h30.
  • Retrô x Jaguar, na Arena de Pernambuco, às 18h30.

Domingo

  • Central x Sport,  no Lacerdão, às 16h.
  • Afogados x Petrolina, no Vianão, às 18h.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.