POR DENTRO DAS 4 LINHAS

Por Franklin Portugal*

A última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A para o Sport foi bem simbólica. Não era só mais uma rodada. Na verdade foi a segunda da competição nacional. Só que para o Leão que volta ao Brasileirão, foi a primeira partida em casa, depois da estreia no Morumbi na primeira rodada em que a equipe pernambucana saiu no empate em 0 a 0 contra o São Paulo. E imaginem. A ocasião especial foi manchada pela arbitragem. O jogo estava no segundo tempo em que as duas equipes jogavam de igual para igual. Mas, num lance, em que Raphael Veiga, do Palmeiras, cai na área após disputa com Matheus Alexandre, do Sport, o árbitro Bruno Arleu marca o pênalti. Uma loucura completa. Qualquer pessoa com juízo veria que não foi pênalti. E mesmo o VAR com todos os recursos para revisão, a marcação não foi desfeita. Podemos dizer que o árbitro deu a vitória para o Palmeiras. O jogo estava empatado em 1 a 1 desde a primeira etapa. Esse lance prejudicou a equipe da casa. Isso merece falar num tom elevado com a CBF, isso merece punição para toda a arbitragem envolvida, Inclusive a do VAR.

Esse foi o momento amargo experimentado pelo Sport na Série A após o título do Campeonato Pernambucano garantido contra o Retrô. A Fênix conseguiu vencer o jogo por 2 a 1 de virada, levando a decisão para os pênaltis como todos sabem. Nos pênaltis o rubro-negro garantiu o título. E agora é cada um no seu caminho: o Sport segue com a disputa do Brasileirão e Copa do Nordeste. O Retrô segue com a milionária Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série C.

E por falar em Série C, o Náutico é o segundo representante de Pernambuco na competição. O Timbu empatou em 0 a 0 contra o Central em um jogo teste. A partida serviu para avaliações do esquema tático.

Quem também está às voltas com ajustes de esquema tático é o técnico Marcelo Cabo, do Santa Cruz. A missão do Santa para o restante do calendário deste ano é a Série D do Campeonato Brasileiro, em que está no mesmo grupo do Central de Caruaru.

Eu falei em Copa do Brasil acima, e amanhã será realizado, na sede da CBF, às 15h,  o sorteio dos confrontos da terceira fase. Além do Retrô, o Náutico segue vivo na competição.

Neste fim de semana começa as séries C e D do brasileiro.

Agenda da Semana:

Sábado

Brasileirão

  • Vasco x Sport, em São Januário, às 21h.

Domingo

Campeonato Brasileiro da Série C

  • Itabaiana (SE) x Náutico, no Delvino Mendonça, às 16h.
  • Retrô x Tombense, na Arena de Pernambuco, às 16h.

Campeonato Brasileiro da Série D

  • Treze x Santa Cruz, no Amigão, horário a confirmar.
  • Central x Ferroviário, no Lacerdão, horário a confirmar.

*Franklin Portugal é repórter da TV Asa Branca – Afiliada Globo em Caruaru – e colabora semanalmente com crônicas esportivas para o Blog PE Notícias.