Prefeitura de Afogados da Ingazeira entrega certificados do curso de Letramento Digital a Mulheres do Campo em parceira com o Campus do IFPE

Ascom

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira e o IFPE entregaram certificados de conclusão do curso “Mulheres Conectadas: Letramento Digital e Gênero. O curso foi iniciativa do escritório de projetos da gestão municipal, coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, em parceria com as secretarias de agricultura, educação, governo e da mulher.

A entrega aconteceu na quadra esportiva da escola municipal do sítio São João, e contou com a participação do vice-prefeito Daniel Valadares, representando o prefeito Alesandro Palmeira, que estava em Serra Talhada numa agenda com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A entrega foi prestigiada também pelas vereadoras e vereadores, dentre outras lideranças sindicais, e assessores municipais.

“Hoje é um momento muito esperado por todos nós. Pensamos esse curso ainda em janeiro. Esse aprendizado vai além da sala de aula, vai além do laboratório, deixando raízes na vida de cada uma dessas mulheres. Esse é o nosso papel enquanto instituição pública”, destacou a professora do IFPE e coordenadora do curso, Maria Adélia. Alessandro Cavalcanti, diretor de ensino do IFPE destacou a importância da parceria com a Prefeitura Municipal. “É uma parceria que vem dando muito certo”.

A aluna Júlia Maria Veras falou em nome de todas as alunas. “Carrego depois desse curso, histórias, significações, além da parte técnica propriamente dita. Esse curso foi uma jornada linda, que aliou tecnologia e conhecimento da nossa história enquanto mulheres. Nossa jornada não termina aqui, é só o começo de muitos outros aprendizados que virão”.

Rubinho do São João, natural da comunidade, falou sobre a relevância do curso de letramento digital para as mulheres, sobretudo às do campo. “Desde o início do curso até hoje não houve uma desistência sequer, tamanho o interesse das mulheres, tamanha a qualidade técnica do conteúdo oferecido no curso”, afirmou.

Thaynnara Queiroz agradeceu as parcerias com o IFPE e com as demais secretarias da gestão municipal, a exemplo das secretarias de Agricultura, Educação, Governo e Mulher.  “A criação do escritório de projetos dentro da Secretaria de Planejamento tem nos ajudado bastante a tirar ideias do papel e colocá-las em prática, como no caso desse curso de letramento digital, tão importante para o processo de empoderamento feminino”.

Daniel Valadares resgatou em sua fala as inúmeras obras executadas pela gestão municipal no São João, a exemplo da escola São João, da quadra esportiva, do sistema de abastecimento de água, do ponto de apoio da saúde, e de calçamentos no São João Velho. Sobre o curso, Daniel enfatizou a importância da qualificação e da formação na área da tecnologia digital, num mercado de trabalho cada vez mais disputado. “Vamos avançar ainda mais nesse processo de formação, buscando levar esses e outros cursos para diversas outras comunidades da nossa zona rural”, finalizou Valadares.