Professores fazem protesto nesta segunda-feira após problemas no pagamento dos precatórios do Fundef

Professores fazem protesto nesta segunda (28) em frente à Secretaria de Educação de Pernambuco após problemas no pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef, entenda situação

Nesta segunda-feira (28), professores de Pernambuco liderados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) farão um ato de protesto em frente à Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE).

A motivação para mobilização dos professores está vinculada com os problemas apontados no pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef.

Segundo diversos professores, houve problemas no ree do valor dos precatórios do Fundef no primeiro lote do pagamento, distribuído na última sexta-feira (25).

A partir do relato de atrasos no pagamento dos precatórios do Fundef, o Sintepe marcou um protesto em frente à Secretaria de Educação de Pernambuco para esta segunda-feira às 14h.

O posicionamento do sindicato dos professores é de que o Governo de Pernambuco atrasou em 60 dias o pagamento dos precatórios do Fundef e que houve “desorganização e incompetência” por parte da gestão Raquel Lyra (PSDB) na distribuição do valor para os profissionais.

Uma das reivindicações do Sintepe é de que a Secretaria de Educação divulgue o número de beneficiados que receberam na sexta-feira, já que o sindicato indica ter recebido diversas reclamações por falta de pagamento.

Após a Secretaria de Educação indicar que o pagamento dos precatórios do Fundef poderiam ocorrer a qualquer horário do dia na sexta, professores relataram ter esperado até o fim da noite, para continuar sem ter o ao valor.

Alguns profissionais afirmam que a página dos precatórios do Fundef induziram os erros cadastrais dos professores. Isso porque fontes relatam que a seleção do código do banco no cadastro do site inicialmente não detinha todas opções necessárias, o que gerou erros para aqueles que se inscreveram com antecedência. Como não houve nenhum alerta de modificação nesse dado muitos não corrigiram quando o número foi adicionado e acabaram não recebendo o valor na sexta.