Quem é o pernambucano que Ricardo Lewandowski levou para Secretaria Nacional de Políticas Penais?

André Garcia, servidor de Pernambuco

No meio da polêmica pela devolução de servidores cedidos pelo Estado de Pernambuco a outros poderes, em especial prefeituras, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, acaba de levar um pernambucano para Secretaria Nacional de Políticas Penais?

O pernambucano André de Albuquerque Garcia estava cedido ao governo do Espírito Santos, antes desta nova indicação, mas continua sendo servidor efetivo da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Funcionário de carreira da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o procurador foi cedido para o governo capixaba desde 2010. Lá, foi titular de várias secretarias estaduais.

Ele sobreviveu ao exoneraço que a governadora Raquel Lyra promoveu nos primeiros dias da gestão, em 2023. O trabalho fora ocorre com ônus para o órgão de origem, mediante ressarcimento.

De acordo com informações não oficiais, o governo do Estado conta com cerca de 600 servidores cedidos aos demais poderes, como Alepe, MPPE, TJPE e outros governos. Junto As prefeituras, cobradas desde o ano ado a devolver servidores do Estado, seriam cerca de 200, a maioria delas trabalhando na Prefeitura da Cidade do Recife.