Folha Política
Na mesma semana em que o Partido dos Trabalhadores se sente alijado do governo João Campos (PSB), que oficialmente anunciou o nome do ex-chefe de gabinete Victor Marques (PCdoB) para vice, o governo de Raquel Lyra (PSDB) tem pelo menos três agendas com líderes petistas.
Amanhã pela manhã a governadora estará em Brasília. Participa, ao lado do presidente Lula (PT), do lançamento do PAC Mobilidade e do PAC Macrodrenagem. A Casa Civil do Governo Federal não informou ainda os Estados que serão contemplados. Nem o montante de recursos a ser liberado. Mas Pernambuco terá mais verbas da União.
Coincidência ou não, na sexta ada, quando já se sabia do anúncio do vice, o senador Humberto Costa (PT) esteve no Palácio das Princesas para acordos com mutuários dos prédios-caixão, pauta que tem deixado os dois cada vez mais próximos.
Na terça, em Caruaru, foi o secretário de Educação do Estado, Alexandre Schneider, quem transitou com familiaridade entre líderes do MST, do presidente do PT, deputado Doriel Barros, e do senador Humberto, no lançamento do Pacto Nacional de Erradicação do Analfabetismo.
Nos últimos dias, a gestora dinamizou as agendas istrativas e políticas. De entregas e inaugurações a s de ordem de serviços. De convenções partidárias a participação no Festival Pernambuco Meu País. Pela manhã no Recife. À tarde no Agreste. Ou no Sertão, como ontem.
Empossou nove procuradores, aprovados no 6º concurso público para a Procuradoria-Geral, e do Palácio seguiu para Salgueiro. Pouco mais de 500 quilômetros separaram a posse da entrega de 617 títulos de propriedade e da autorização para recuperar o aeroporto da cidade sertaneja. Nos próximos dias tem mais.