A governadora Raquel Lyra (PSDB) participa, nesta sexta-feira (11), do lançamento da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento, o Novo PAC, ao lado do presidente Lula (PT).
A cerimônia será realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, às 10h.
O programa contemplará retomada de obras paradas, aceleração de obras em andamento e novos empreendimentos no país.
Nos bastidores, comenta-se que Raquel Lyra buscará investimentos federais do PAC em três pontos:
- Ferrovia Transnordestina;
- Recuperação das BRs 232 e 423;
- Metrô do Recife.
No início do mês, o senador Humberto Costa (PT) confirmou, após encontro com o presidente Lula, que Pernambuco receberá investimentos do Novo PAC.
“A gente vem lutando para garantir recursos para obras prioritárias do nosso estado. O presidente Lula tem um carinho especial com Pernambuco e está atento às nossas demandas. O novo PAC será fundamental para a gente assegurar a retomada da Transnordestina e a recuperação do metrô”, afirmou o petista.
Realizado em parceria com estados, municípios, movimentos sociais, bancos públicos e o setor privado, o Novo PAC do Governo Federal apresenta um plano de investimentos em infraestrutura voltado para a neoindustriaização do país.
O investimentos pode chegar a R$ 1 trilhão até o ano de 2026, somando recursos do Orçamento da União, investimentos da Petrobras e de parcerias público-privadas.
De acordo com a gestão federal, os projetos do Novo PAC serão divididos em sete grandes áreas:
- Transportes
- Infraestrutura urbana
- Água para todos
- Inclusão digital e conectividade
- Transição e segurança energética
- Infraestrutura social
- Defesa
Na noite de ontem, uma projeção holográfica foi posicionada no Paredão da Praia do Leme para anunciar o lançamento do projeto. A pedra do Leme foi iluminada com informações e ícones relacionados aos eixos do programa.