Recife celebra Nossa Senhora do Carmo; 300 mil fiéis são esperados

Padroeira do Recife e de Pernambuco, Nossa Senhora do Carmo é celebrada, nesta terça-feira (16). Atualmente em sua 328º edição, devotos de todo o Brasil vêm à capital pernambucana celebrar, agradecer e pedir bênçãos à santa católica.

A história de Nossa Senhora do Carmo no Recife é antiga. Segundo o professor polivalente e historiador Givanildo Sousa, Pernambuco foi o berço de entrada dos frades carmelitas no Brasil e, também, nas Américas.

Porém, a chegada no Estado não ou de um “acidente”. No ano de 1580, 80 anos depois do descobrimento do Brasil, carmelitas saíram da Europa buscando a Paraíba. Após uma tempestade, ancoraram em Olinda e só perceberam que estavam no estado errado três meses depois.

O professor conta: “Eles pensaram que aquilo aconteceu por vontade de Deus e de Nossa Senhora do Carmo. Então, eles se estabeleceram e aos poucos foram se espalhando, foram para Recife, para Goiana, João Pessoa, na Paraíba. Mas, Pernambuco é o berço de entrada dos carmelitas”.

Embora os carmelitas tenham se espalhado para outras regiões, a devoção pernambucana sempre prevaleceu como a maior do Brasil. O fato pode ser observado em como Nossa Senhora do Carmo foi consagrada padroeira do Recife.

“Apesar de Santo Antônio ser tão milagroso, tão popular, ter tantos devotos, a figura feminina de nossa senhora ainda atrai mais corações, mais devoção. Através dessa devoção a nossa senhora, ela foi proclamada padroeira secundária de Pernambuco e do Recife”, analisa.

Em 1909, a Virgem do Carmo foi declarada como Padroeira Secundária do Recife. Isto porque o Recife já tinha um padroeiro, Santo Antônio, o santo casamenteiro. O professor conta que um grupo de recifenses muito devotos a Nossa Senhora, se juntaram, fizeram um abaixo-assinado e pediram para o reitor da Basílica do Carmo para que o Papa consagrasse a santa como padroeira da capital.

História da Virgem do Carmelo

Nossa Senhora, a mãe Jesus, recebe muitos títulos. Nossa Senhora das Dores, do Amparo, Imaculada, da Conceição, são alguns exemplos, cada um deles honra alguma função da santa católica.

No caso da padroeira de Pernambuco, Nossa Senhora do Carmo é o título dado à mãe de Jesus por conta de sua função como padroeira da ordem carmelita, considerada a ordem Mariana mais antiga da igreja católica.

“Para nós carmelitas, nós veneramos Nossa Senhora do Carmo antes de Maria nascer. Segundo o livro de Reis, através do santo profeta Elias, ele teve a visão de uma singela nuvem, que na crença de fé, era a prefiguração de Maria Santíssima. A visão do profeta acontece 900 anos antes do nascimento de Maria Santa”, explica.