Recife se torna parada obrigatória do cinema em 2024

Entre maio e agosto de 2024, o Recife ganhou clima hollywoodiano com as gravações O agente secreto, primeiro longa de ficção de Kleber Mendonça Filho desde Bacurau. As filmagens movimentaram sobretudo o centro da cidade com a presença de Wagner Moura, protagonista, e de Udo Kier, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Hermila Guedes e Thomas de Aquino, além da caracterização da década de 1970, com carros e letreiros, que chamou a atenção da população e rendeu várias imagens virais nas rede sociais. Com estreia prevista para 2025, a expectativa é de que o longa seja anunciado na seleção oficial do Festival de Cannes.

A exibição de Grande Sertão, de Guel Arraes, marcou abertura do 28º Cine PE – Festival do Audiovisual, evento que vem reconquistando cada vez mais o seu público e retomando a tradição de trazer grandes estrelas à cidade, com presenças como Rodrigo Lombardi, Carol Castro, Caio Blat e Edson Celulari. Arraes voltou à cidade natal em Dezembro para a pré-estreia do aguardado O auto da Compadecida 2, acompanhado da codiretora Flávia Lacerda e do trio Selton Mello, Matheus Nachtergaele e Virgínia Cavendish.

A capital foi parada importante de vários eventos da sétima arte este ano – e um dos mais fortes foi a sessão superlotada de Ainda estou aqui no 15º Janela Internacional de Cinema, com a presença de Walter Salles. O filme estrelado por Fernanda Torres se tornou o mais assistido do cinema brasileiro do pós-pandemia e representa o país na corrida pelo Oscar. O Janela marcou a reabertura do Cinema São Luiz após mais de dois anos fechado e trouxe ainda o diretor Pedro Freire e seu elogiado Malu, vencedor do Festival do Rio, e Manas, estreia de Marianna Brennand, premiada no Festival de Veneza.

Luiz Fernando Carvalho veio ao Recife divulgando A paixão segundo GH, filme com Maria Fernanda Cândido que adapta a obra de Clarice Lispector. Na pegada do streaming, Silvério Pereira e Giovanna Grigio também aram pelo Recife para uma grande pré-estreia da produção Maníaco do parque, lançamento do Prime Vídeo, no Shopping RioMar.

O ano contou ainda com a 14ª edição do Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco, que trouxe 138 filmes de animação em sessões gratuitas ao Recife, entre eles a estreia na América Latina do documentário Miyazaki, L’Espirit de la nature, de Léo Favier. O Teatro do Parque foi movimentado ainda pela Mostra de Cinema Espanhol, com seis filmes inéditos na cidade e promovida pelo Instituto Cervantes. Destacaram-se ainda entre os festivais do interior do estado, o VIII Cine Jardim, em Belo Jardim, com suas ações formativas e mostras latino-americanas, o 6º Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre, em Serra Talhada, e ainda o 15º Festival de Cinema de Triunfo, que celebrou em dezembro produções inéditas e de repercussão em outros eventos do audiovisual.