Saiba como consultar o local de votação e a zona eleitoral

pessoas na fila para votar

Mais de 155,9 milhões de brasileiras e brasileiros vão às urnas no domingo (06) para escolher vereadores e prefeitos dos municípios de 26 Estados para um mandato de 4 anos. O horário de votação será das 8h às 17h (horário de Brasília).

O Eleitorado pode consultar mudanças de endereço ou seção de voto nos canais virtuais da Justiça Eleitoral. As consultas podem ser feitas pelo site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo aplicativo e-Título.

No site, é preciso entrar na aba “serviços eleitorais”, clicar em “local de votação/zonas eleitorais” e, então, “consulte onde votar”. No “onde votar”, basta fornecer o nome, F ou número do título eleitoral, além da data de nascimento e nome da mãe.

A outra opção é o aplicativo e-Título, ível por títulos eleitorais regulares e suspensos. Caso esteja com o título cancelado, não será possível ar o e-Título.

Ao baixar o aplicativo e cadastrar os mesmos dados fornecidos à Justiça eleitoral, basta ir até a opção “onde votar” para encontrar o endereço, a zona e a seção eleitoral.

Votação

A votação começa com a escolha para vereador, seguida pelo prefeito. Para o cargo de vereador, os eleitores só têm este domingo para votar. Em caso de 2º turno, o pleito para eleger prefeito e vice-prefeito da cidade será realizado em 27 de outubro de 2024.

Cidadãos de 18 a 70 anos são obrigados a votar. Para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos, o voto é facultativo.

As eleições municipais deste ano têm o menor número de candidatos desde 2008, quando houve 381.327 inscritos. São 454.689 registros em 2024. É uma queda de 18% ante 2020, quando haviam sido 557,7 mil candidaturas. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral.