Empreendedores pernambucanos terão a oportunidade de renegociar dívidas e de buscar crédito em um grande mutirão promovido pelo Sebrae em parceria com instituições financeiras. O Mutirão Acredita, evento gratuito e exclusivo para donos de pequenos negócios, ocorre nesta quarta-feira (30), das 9h às 12h, na sede do Sebrae Pernambuco (Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro). A ação, que integra a programação do Quartas de Sucesso de abril, contará ainda com a presença do craque do futebol e do empreendedorismo social Raí, embaixador nacional do Programa Acredita. O ex-jogador conversará com os empreendedores sobre temas como liderança e resiliência para o sucesso dos negócios. Para ter o à iniciativa é preciso se inscrever, gratuitamente, na Loja Virtual do Sebrae (pe.loja.sebrae.com.br).
Ao longo da manhã, os participantes do Mutirão Acredita poderão solicitar crédito ou renegociar dívidas com condições diferenciadas junto a representantes de instituições como Banco do Nordeste, SPC, Sicredi e Sicoob, além da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). A proposta da mobilização é impulsionar o empreendedorismo e promover inclusão financeira, além de viabilizar para empreendedores, que muitas vezes não conseguem retornos positivos em instituições bancárias e cooperativas de crédito e afins, a possibilidade de, em um só espaço, obter produtos e serviços para o a crédito, renegociar débitos e/ou obter financiamento com garantia complementar de até 80% por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), istrado pelo Sebrae.
Empreendedorismo Feminino
A iniciativa na sede do Sebrae/PE também vai abrir espaço para o empreendedorismo feminino com pequenos negócios liderados por mulheres recebendo melhores alternativas na aquisição de empréstimos nas instituições financeiras parceiras. Elas também terão aval do Fampe para 100% do valor nas operações de crédito direcionadas ao público feminino e poderão participar de outras atividades específicas para a categoria.
Cenário
O o ao crédito e as grandes taxas de endividamento estão entre as principais dificuldades enfrentadas pelos donos de pequenos negócios no país. Dados da nona edição da Pesquisa Pulso, realizada e divulgada pelo Sebrae, mostram que, aqui no estado, no fim do ano ado, 26% dos empreendedores de menor porte tinham dívidas e empréstimos e estavam em atraso com estas obrigações empresariais. Além disso, o pagamento desses débitos representava mais de 50% dos custos mensais de 24% das empresas e pelo menos a metade dos empreendedores que tentou não conseguiu empréstimo junto às instituições.
Nesse sentido, o Acredita é uma solução completa para apoiar os pequenos negócios. “O programa disponibiliza o crédito e o Sebrae atua como garantidor dos empréstimos, além de oferecer consultoria e capacitações para os donos de pequenos empreendimentos, que representam 95% das empresas brasileiras. Dessa forma, capilarizamos a distribuição do crédito consciente, disseminamos a educação financeira e impactamos a economia de forma positiva”, acrescenta Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE. Até o mês de julho, o Mutirão Acredita também deve circular por outras quatro cidades do estado – Caruaru, Araripina, Serra Talhada e Petrolina.