A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE), por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Educação (SEDE), reuniu os gerentes Regionais de Ensino (GRE), coordenadores Geral de Gestão de Rede (CGGR), coordenadores Geral de Desenvolvimento da Educação de (CGDE) e coordenadores Geral de Articulação Municipal (CGAM), no município de Arcoverde, no Sertão pernambucano, para a oficina “Gerências Regionais: o papel da gerência e suas equipes no acompanhamento das escolas”.
O encontro elencou cinco objetivos: identificar os principais indicadores educacionais das escolas de cada regional; reconhecer os pontos fortes e os desafios prioritários; aplicar a matriz de impacto e o esforço para selecionar ações viáveis e com maior potencial de transformação; elaborar plano de ação com metas claras, indicadores de sucesso e estratégias monitoradas; além de destacar o papel do formador e apoiador técnico das equipes escolares com foco na aprendizagem dos estudantes. O debate sobre esses temas teve como intuito o fortalecimento da rede de ensino e o sentimento de pertencimento à missão coletiva de garantir o direito à aprendizagem, a partir da escuta dos desafios e aprendizados vividos nos territórios.
A formação foi conduzida por uma parceria público-privada, com as empresas Elos e Motriz, que coordenou e orientou as atividades apresentadas para os educadores. Na dinâmica, os participantes foram divididos em três grupos. Na ocasião, foram abordados os desafios de cada região para a elaboração de métodos e estratégias para a melhoria na condução da educação da rede estadual de ensino.
“Precisamos pensar coletivamente como a gente pode estabelecer uma política pública que atenda a todos, sem deixar ninguém para trás. É isso que a gente está pensando aqui neste momento. Queremos 100% de matrículas e 100% de alunos fazendo parte da rede estadual, sem evasão e sem desistências. É isso que nós queremos”, pontua o gerente geral de Etapas e Modalidades da Secretaria Executiva de Educação, Eduardo Andrade.
José Antunes, gerente regional da GRE Sertão do Moxotó e Ipanema Arcoverde, falou sobre o evento. “Estarmos aqui hoje, reunidos a convite da nossa secretária executiva, professora Ana Lúcia, para tratarmos de assuntos tão importantes para todos os 16 gerentes. Dialogarmos sobre a educação, o alinhamento de metas, a revisão de procedimentos e processos, para que possamos oferecer para o nosso aluno a melhor educação”, ressaltou.