Da Assessoria
O Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTE), através do Marco Pernambucano da Moda, promove, em Pernambuco, uma série de ações que fazem parte da Semana Fashion Revolution. A programação gratuita será realizada em Olinda, nesta terça-feira (22), e em Caruaru, na quinta-feira (24). Todos os detalhes podem ser conferidos no perfil oficial do Núcleo no Instagram (@marcopemodante).
A Semana Fashion Revolution é uma campanha mundial que, anualmente, visa reimaginar coletivamente um sistema de moda justo e igualitário para as pessoas e o planeta. Este ano, o tema é “Pense Global, Aja Local: Quem é o Brasil na Revolução da Moda?”, que busca mapear os maiores problemas e soluções da moda no país, por meio da interseccionalidade entre os temas territórios e saberes, direitos dos trabalhadores e emergência climática.
“Pensar a moda, em todos esses meandros, é ter a consciência de que precisamos questionar, de forma coletiva, as práticas convencionais da indústria e impulsionar mudanças em direção a um modelo mais justo, seguro e ecologicamente responsável”, reforça Fernando Simões, gerente de Inovação do NTE. Em 2024, foram mais de 900 ações em mais de 100 cidades. Para 2025, a organização tem boas expectativas de atingir um recorde.
Em Olinda, nesta terça-feira (22), as atividades começam às 10h, com a Oficina “Moda Sustentável na Prática: os desafios de uma pequena marca”, ministrada por Tarcísio Gomes. No mesmo horário, acontece o bate-papo “Empreendedorismo rima com protagonismo: pela visibilidade das mulheres na moda”, com Eloá Galvão, Éldora, Sueny Barros, Carolina Escobar, Nilza Lima, Patrícia Emília, Daniele Alfaia, Álita Mota, Claudia Souza, Janaina, Bianca Rodrigues e Nathália Martins.
Às 11h, Luciana Meireles, Claudia Souza, Patrícia Emília apresentam a roda de conversa “Entre fibras, brilhos e texturas: o manifesto é ÓRIO!”. Aucilene Santana ministra a oficina de Transform(Ação), às 14h. Às 15h, tem a roda de conversa “Mãos que Criam, Futuros que Sustentam”, com Aucilene Santana, Álita Mota, Éldora e Bianca Rodrigues. O encerramento é às 16h, com a roda de conversa “Moda que Conta: histórias bordadas, pintadas e estampadas”, com Osvaldo Bruno, da Seu Maraca, Valcira Santiago, da Linha da Mão, e Raphael Freitas, do Rafretá Atelier.
Em Caruaru, na quinta-feira (24), às 15h, será realizada a Mesa Redonda “Como as confecções se sustentam sendo sustentáveis: a sustentabilidade sob a perspectiva da indústria do vestuário”, na qual serão discutidos os desafios e possibilidades da sustentabilidade na indústria do vestuário, com foco na realidade das confecções locais.