A Polícia Militar de Pernambuco, por meio da Diretoria Integrada do Interior II (Dinter II), implantou oficialmente uma nova modalidade de policiamento: a Patrulha Rural Comunitária. Dentro da filosofia de Polícia Comunitária, este novo modelo tem por finalidade possibilitar uma maior aproximação entre os moradores das zonas rurais e as equipes de policiais militares na busca por soluções para conflitos, aumento da sensação de segurança, objetivando a diminuição da criminalidade.
Diversos policiais militares receberam capacitação específica por parte da Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos (DASDH), os quais atuarão como agentes multiplicadores em suas Unidades. Para concretização da implantação das Patrulhas Rurais Comunitárias em todas as 11 (onze) Unidades da Polícia Militar no Sertão do Estado, a Dinter II recebeu um incremento de efetivo correspondente em 139 policiais militares.
Ao todo, serão lançadas 13 Patrulhas Rurais Comunitárias no Sertão do Estado, que atuarão nas unidades sertanejas, abrangendo os sertões do Pajeú, Moxotó, Itaparica, Central, Araripe e São Francisco.