Nesta quinta-feira (02), ex-servidores e aposentados da Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Pajeú, expressarem sua indignação pelo não recebimento dos salários referente ao mês de dezembro.
Segundo informações dos denunciantes, o problema atinge servidores da saúde e aposentados da educação, que não tiveram seus pagamentos efetuados até o momento, pelo ex-gestor do município, Irlando Parabólicas.
Além do atraso dos pagamentos, o profissional de saúde também afirma que chegavam a faltar utensílios básicos para realização de procedimentos no hospital municipal, o que tornavam as condições de trabalho, inadequadas.
“Os servidores públicos concursados e contratados de Santa Cruz da Baixa Verde não receberam o salário condizente a dezembro. Os funcionários da saúde em geral, atenção básica, Hospital e ACS se sentem imensamente prejudicados com a omissão e desdenho do poder público, em não realizar o ree dos respectivos salários, tendo em vista que, tínhamos a promessa do prefeito Irlando, que seria pago integralmente o salário de todos da saúde”.
“Não sendo cumprida essa promessa até o momento, sendo somente pago os funcionários da Educação em dezembro, nos sentimos frustrados, humilhados e desamparados em meio a esta situação, já trabalhávamos em péssimas condições, onde o básico faltava, como luvas para procedimentos em geral, esparadrapo para efetuar curativos nos pacientes e demais usos deste item”, afirmou o denunciante.
“O financeiro da Prefeitura pagou apenas 2% da folha, a escolha da ex-secretária de Finanças, Ana Maria, ou seja, ela pagou as duas médicas as quais estavam segurando a unidade e mais cinco pessoas a escolha dela, o restante dos profissionais enfermeiros, técnicos de enfermagem, vigilantes, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, motoristas, agentes de saúde, técnicos em radiologia, todos ficaram sem receber o salário de dezembro.
Quem conseguiu receber, os poucos como falei, tiveram que se humilhar, indo na prefeitura no dia 31 e encontrando ela fechada, com o cerco da guarda municipal, que não deixava ninguém entrar na prefeitura, onde se encontrava o pessoal do financeiro. O dinheiro para pagamento do salário dos funcionários veio no início de dezembro mas, não efetuaram o pagamento” complementou o profissional de saúde.
Educação
O problema também atinge servidores aposentados da Educação. Um grupo de servidores aposentados estão buscando a resolução do problema, desde antes da finalização da gestão anterior e até o momento, não tiveram retorno.
“Eu sou uma das professoras da cidade de Santa Cruz, que não recebeu. Ele (Irlando) fala que pagou a todos os professores, mas ele pagou somente as ativas, nós aposentados não recebemos nada. Aí a gente está se mobilizando para ver se ele paga para nós”, declarou uma servidora aposentada.