A Autarquia de Trânsito e Transportes Urbano do Recife (CTTU) informou, nesta segunda-feira (04), que, em acordo com o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, prorrogou a cobrança da bandeira 2 durante o mês de março. A medida foi tomada enquanto se avalia os diversos cenários da proposta de tarifa da categoria.
Os taxistas realizaram uma assembleia nesta segunda-feira para discutir a respeito do reajuste da tarifa, que segundo a categoria, há sete anos não é reajustada. “É difícil o que estão fazendo com a gente. Estamos há sete anos sem reajuste e a categoria não aguenta mais”, declarou o presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (Sindtaxi-PE), Flávio Fortunato.
Ainda de acordo com o representante sindical, a categoria exige maior diálogo com a gestão municipal. “Hoje falamos com o secretário de Governo, Aldemar Santos, também falamos com o secretário Carlos Muniz (Secretaria de Política Urbana e Licenciamento), mas o prefeito simplesmente não está aí. Pedimos para que fosse liberado a bandeira 2 esse mês para sentarmos e rever o reajuste, mas ambos disseram que não têm a prerrogativa da caneta”, explicou Flávio Fortunato, informando que a categoria pede um reajuste de 25%.
“Na realidade, nesses sete anos, dá uma acumulado de 46%. Só que a gente pensa na população de uma forma geral, por isso, a gente pediu 25%. Mas não quer dizer que seja a palavra de rei. Disse ao secretário que pode dar 20% agora e a gente deixa um compromisso assinado para o próximo ano, em janeiro, obter mais 20%. Não há nenhum ime da nossa categoria, que confia na nossa representação”, ponderou o presidente do Sindtaxi-PE.