TJPE terá segunda mulher desembargadora em 2024

Paulo Roberto Alves da Silva e Valéria Wanderley assumem novos desafios no TJPE

Nesta terça-feira, o Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promoveu a juíza Valéria Bezerra Pereira Wanderley ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento.

Na mesma ocasião, o juiz Paulo Roberto Alves da Silva foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade.

As escolhas ocorreram na terça-feira (19) em sessão realizada no Palácio da Justiça, no Recife, presidida pelo desembargador-presidente Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.

Titular da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, a juíza Valéria Wanderley foi eleita desembargadora ao estar presente pela terceira vez consecutiva na lista tríplice de promoção por merecimento.

A magistrada assume o cargo vago em razão da aposentadoria do desembargador Leopoldo Raposo, sendo a primeira juíza de carreira a alcançar o posto. “Para o Tribunal, eu acho que é um marco ter a primeira mulher eleita por merecimento. É uma nova era no Tribunal”, destacou.

A posse da desembargadora Valéria Wanderley aconteceu nesta quarta-feira (20), no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife.

Pelo critério de antiguidade, o juiz Paulo Roberto Alves da Silva foi promovido ao cargo de desembargador na mesma sessão do Pleno do TJPE. O magistrado assume o cargo em virtude da aposentadoria do desembargador Antônio Carlos Alves da Silva.