Trabalhadores da enfermagem vão às ruas do Recife cobrar ao governo Raquel Lyra pagamento do retroativo do piso

https://image.staticox.com/?url=https%3A%2F%2Fimagens.penoticias-br.diariodoriogrande.com%2Fveiculos%2F_midias%2Fjpg%2F2023%2F06%2F29%2Fgreve_enfermeiros-23362091.jpg

Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros realizam um ato no Recife, nesta sexta-feira (22), data que encerra o prazo firmado pelo Ministério da Saúde para que estados e municípios reem o pagamento do retroativo referente ao piso a essas categorias, enviado no último dia 21 de agosto pelo Governo Federal.

A concentração da atividade será em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Em seguida, haverá uma caminhada até o Palácio do Campo das Princesas.

De acordo com o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe,) Francis Herbert, “a governadora Raquel Lyra não se pronunciou a respeito dos rees enviado para o Estado, conforme a portaria 1135/2023 do Ministério da Saúde que estabeleceu um prazo de 30 dias para a realização do pagamento”.

“Se não houver o envio dos valores aos trabalhadores, os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem vinculados à Secretaria Estadual de Saúde irão suspender suas atividades laborais. Segundo o Fundo Nacional da Saúde, o ree “diz respeito aos meses de maio, junho, julho e agosto e prioriza aqueles Estados e Municípios que ainda não pagam o piso salarial às categorias contempladas”.