UFPE abre processo seletivo simplificado com 11 vagas para professor formador

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu a seleção simplificada para professor formador com atuação no curso de licenciatura em Educação Escolar Quilombola Nego Bispo. Os selecionados atuarão nos semestres letivos de 2025.1 e 2025.2.

De acordo com o edital de abertura, serão ofertadas 11 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 25 de março, através do formulário online.

Seleção

Segundo a normativa, a seleção é de caráter temporário e voltada para docentes na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para participar do processo seletivo o professor formador deve apresentar título de mestre ou doutor, exigindo experiência mínima de três anos no magistério superior.

A atuação dos professores será onde é ofertado o curso de licenciatura, com sede no Centro Acadêmico do Agreste (CAA)/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); em Caruaru, e com polos no Centro de Educação (CE)/UFPE (Recife); no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); Campus Garanhuns, e no Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão-PE), Campus Santa Maria da Boa Vista.

Avaliação e remuneração

Os docentes aprovados receberão uma bolsa concedida pela Capes e o Ministério da Educação (MEC) no valor de R$ 1.850 (Professor Formador I) e R$ 1.550 (Professor Formador II), mediante a uma cota para cada formador a cada 15h de componente curricular.

No mais, o processo seletivo simplificado será realizado em etapa única, de caráter classificatório e eliminatório, mediante realização de prova de títulos. O resultado final da seleção está prevista para o dia 3 de abril.