UM TOQUE DE SAUDADE

Por Naldinho Rodrigues*

O nosso espaço será preenchido nesta quinta-feira por uma das duplas sertanejas mais famosas dos últimos 60 anos. Arlindo Cassol e Antonio Cassol. Alguém ou talvez a maioria do leitor(a) está se perguntando: quem será essa dupla?

Pois muito bem. Estou me referindo a Lourenço e Lourival. Filhos de lavradores, trabalharam na roça desde cedo, porém sempre sonhando com a vida de artistas. Nas horas vagas, a imaginação transformava as enxadas em violas e latinhas velhas em microfones. Logo cedo começaram a se se apresentar em rádio de Ribeirão Preto.

Lourenço e Lourival começaram utilizando os nomes de Maurinho e Toninho. Em 1959, mudam-se para São Paulo a fim de dar prosseguimento à carreira. Em 1962, gravam o primeiro disco, interpretando a música “Meu Regresso” e “Amor Derrotado”. Arlindo Cassol, o Lourenço, nasceu em 1937 em Sertãozinho (SP) e Antonio Cassol, o Lourival , nasceu em 1939 na cidade de Dumont (SP),  são irmãos e cantam juntos desde crianças.

Donos de um dueto agudo e afinadíssimo, foram apelidados de os ” violeiros da voz de cristal”. Se os amigos prestarem bem atenção, vão notar que o estilo de a dupla cantar e até mesmo o dueto, foram espelhados nos grandes Leôncio e Leonel, dupla da qual eles sempre foram fãs e gravaram, inclusive, um disco com noventa por cento do repertório de regravações da dupla. Trazendo em seu repertório muita versatilidade e muita qualidade musical.

Lourenço e Lourival entraram com todo mérito para a seleção das melhores duplas da nossa história sertaneja. A dupla gravou todos os ritmos e segmentos sertanejos, porém nunca deixou de lado o sertanejão autêntico, gravando sempre modas de viola, cururus, cateretê, toadas, etc. A dupla tem também um lado romântico e apaixonado de cantar.

Na carreira, a dupla Lourenço e Lourival têm mais de 60 discos e 500 músicas, e são queridos e respeitados pelos fãs em todo Brasil e até no exterior, como Estados Unidos, Japão e Mercosul. O pouco tempo livre da dupla é dedicado as suas famílias e outras atividades paralelas em sua cidade natal, onde fazem questão de permanecer cultivando suas raízes.

A humildade e simpatia são marcas registradas destes irmãos, que fazem questão de receber fãs e amigos, conquistados ao longo destes 60 anos de trabalho. Lourenço nasceu no dia 5 de maio de 1936 (86 anos) e Lourival, 11 de setembro de 1939 (82 anos).

Nessa longa trajetória musical, Lourenço e Lourival gravaram e deixarão autênticas relíquias, e uma delas certamente o público jamais esquecerá: COMO EU CHOREI…

*Naldinho Rodrigues é locutor de rádio. Apresenta o programa Tocando o ado, pela Rádio Afogados FM, sempre aos domingos, das 5 às 8 da manhã.