Por Naldinho Rodrigues*
Aproveitando de forma antecipada, e já em clima de comemoração da pessoa mais importante na vida de um ser humano, mãe, independentemente que já tenha partido ou não, que já tenha recebido o chamamento do pai eterno, vamos falar um pouco de uma música feita com exclusividade para homenagear a nossa mamãe, (Fogão de Lenha), uma canção tão marcante para mães e filhos.
Fogão de Lenha surgiu de uma composição de Carlos Colla, Maurício Duboc e Xororó, e já estava destinada a se tornar um clássico. Consagrada há muitos anos como uma referência da música sertaneja, Fogão de Lenha é um dos maiores sucessos da carreira de Chitãozinho e Xororó, e conquistou o Brasil com uma mensagem de arrependimento e compaixão. A dupla sertaneja explodiu com o sucesso e parte dessa conquista, no entanto, foi trazida certamente por fogão de lenha, que rendeu um convite para o especial de Roberto Carlos naquele ano.
Contando a história de um filho que deixou sua casa para ser independente, a música falava com todas as pessoas, tocando o coração de muitas mães e filhos pelo país, e talvez por isso tenha entrado para a história da música sertaneja. A canção também reprisa, no contexto da vida sertaneja, a famosa parábola do filho pródigo da bíblia, confirmando que a história de arrependimento de um filho pode ser vivida em qualquer época e qualquer lugar.
Fogão de Lenha conta a história de um filho que deixou a família para ganhar a vida em busca do sucesso, mas não contava com o sofrimento que a vida longe das pessoas queridas pode trazer. Então, mandando um recado para sua mãe, ele a pede para preparar tudo em casa, do jeito que as coisas eram antes de partir, e diz que está voltando, arrependido por não se dar conta de que tudo que importava na vida sempre esteve lá.
A mensagem acaba conversando com a realidade da maioria dos filhos, onde quer que estejam, que buscam muitas vezes a independência a todo custo, sem nunca imaginar a consequência de suas ações. Com isso, além de emocionar com a melodia poderosa, Fogão de Lenha acaba também transmitindo uma lição valiosa a todos os amantes da música de Chitãozinho e Xororó, a de que nunca devemos buscar a independência de maneira irresponsável ou deixar os entes queridos para trás.
Com o sucesso garantido, a canção se tornou praticamente um hino da música sertaneja, se consolidando, com folga, como uma das mais tocadas entre os artistas desse gênero. Ao longo dos anos, muitos cantores e duplas sertanejas regravaram esse clássico. Narrada do ponto de vista do filho arrependido, a letra de fogão de lenha abre a conversa deste coma sua mãe, relembrando as coisas boas do tempo em que ou com ela e contando que está voltando para casa. Espero que gostem desta linda mensagem musical gravada em 1987 pela DUPLA Chitãozinho e Xororó: FOGÃO DE LENHA…
*Naldinho Rodrigues é locutor de rádio. Apresenta o programa Tocando o ado, pela Rádio Afogados FM, sempre aos domingos, das 5 às 8 da manhã.