UM TOQUE DE SAUDADE

Por Naldinho Rodrigues*

Hoje vamos trazer a trajetória do cantor Sílvio Rodrigues Silva, nascido em Raul Soares (MG), em 14 de agosto de 1939, mais conhecido como Sílvio César, é um cantor e compositor brasileiro. Começou a cantar profissionalmente em 1960, como crooner das Orquestras de Waldemar Spillman e Ed Lincoln. Apresentou-se em casas noturnas cariocas, como Bacará e Drink. Ainda em 1960, lançou um compacto simples com as canções “Máxima culpa” (Sérgio Ricardo) e “Manhã sem Adeus” (Luiz Bonfá).

No ano seguinte, gravou seu primeiro LP “Amor Demais”, registrando sua parceria com Ed Lincoln nas canções “O que eu gosto de você”, “Conselho a quem quiser voltar”, “Eu te agradeço” e “Saudade”. Em 1963, gravou o LP “Sem carinho, não”.

Dois anos depois, lançou o LP “Só tinha de ser…”, com destaque para um de seus maiores sucessos, a canção “Pra você”, que viria a ser regravada inúmeras vezes, com grande repercussão.

Em 1966, gravou um compacto simples com as canções “Mônica” e “Se tiver de ser”, ambas com Ed Lincoln, incluídas na trilha sonora do filme “Na onda do yé yé yé”, de Renato Aragão. Dois anos depois, gravou o LP “Silvio Cesar”.

Em 1970, lançou um compacto simples contendo as canções “A minha prece de amor” e “Maria”, incluídas na trilha sonora da novela “Simplesmente Maria” (TV Globo). Ainda nesse ano, gravou o LP “A minha prece de amor”.

No ano seguinte, registrou em compacto simples as canções “Dois amigos”, dividindo a faixa com o cantor Miltinho, e “Não nasci pra jogador”, tema da novela “Bandeira 2” (TV Globo). Ainda em 1972, gravou o LP “Silvio Cesar”. Lançou, também nesse ano, um compacto simples contendo as canções “Você não tá com nada”, tema da novela “Bandeira 2” e “Perdido na noite”.

Em 1973, lançou mais um compacto simples, registrando as canções “O que ou, ou”, tema do filme “Mineirinho vivo ou morto”, e “Pra que tudo isso sem você?”. Em 1975, lançou um compacto simples contendo “Levante os olhos”, tema da novela “Duas vidas” (TV Globo), e “Eu estou bem”. Em 1978, lançou um compacto simples com “Agarre seu homem” (c/ Ronaldo Bôscoli), tema da novela “Te contei?” (TV Globo), e “Cego, surdo e mudo”. Em 1981, gravou um compacto simples com “Luiza” (Tom Jobim) e “A mais antiga profissão”, tema da novela “O jogo da vida” (TV Globo).

Nas décadas de 1960 e 1970, atuou na programação musical das emissoras de TV, destacando-se os programas “Jovem Guarda”, “Família Trapo”, “O fino da bossa”, “Essa noite se improvisa” e “Show do dia 7”, entre outros. Atuou, também, no seriado “Quartel do barulho”, ao lado de Dedé Santana e Renato Aragão, embrião do futuro “Os Trapalhões”. Apresentou-se, ainda, no musical “Alô Dolly”, de Miéle e Bôscoli, na estreia da TV Globo. Representou o Brasil no Festival do Ano Internacional da Comunicação, realizado em Acapulco (México), com a canção “Por que?”, interpretada por Agnaldo Rayol.

No teatro, apresentou-se nos musicais “Arco-Íris” e “O teu cabelo não nega”, encenados no Teatro República (RJ), convidado por Abraão Medina e Carlos Machado.

Em abril de 2000, convidado pelo roteirista-diretor Ricardo Cravo Albin, estrelou o show “Café Nice”, ao lado da cantora Simone Moreno e do conjunto Água de Moringa, interpretando os grandes sucessos dos anos 30/40. Esse foi o segundo espetáculo de uma série de quatro, intitulados genericamente “MPB, a história de um século”, através dos quais o Centro Cultural Banco do Brasil apresentava, em seu Centro III, toda a história da Música Popular Brasileira, para homenagear os 500 anos do Brasil.

Em 2007, lançou “Música e letra” em formato multimídia: CD de áudio e também CD-ROM para ser tocado no computador, contendo ficha técnica, letras e fotos, além de uma biografia. Fez show de lançamento do disco na Sala Baden Powell (RJ), tendo a seu lado os músicos Fernando Merlino, Paulinho Trompete e Widor Santiago. Durante a temporada, apresentou também seu primeiro DVD e o songbook “Sílvio César – Música e Letra” (Irmãos Vitale).

Vamos trazer para recordação a linda música de multiartista Sílvio Cesar… MINHA PRECE DE AMOR!

*Naldinho Rodrigues é locutor de rádio. Apresenta o programa Tocando o ado, pela Rádio Afogados FM, sempre aos domingos, das 5 às 8 da manhã.