UM TOQUE DE SAUDADE

Por Naldinho Rodrigues*

Você sabia que “Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos” é uma das canções de maior sucesso do Rei Roberto Carlos? Disfarçada de canção de amor, a música foi feita na verdade para homenagear Caetano Veloso, que estava exilado em Londres durante a ditadura militar.

Ainda que os artistas fizessem parte de movimentos musicais diferentes, Caetano, “da provocativa tropicália e Roberto da romântica jovem guarda”, eles mantiveram uma amizade (e ainda mantém) de muitas décadas, o que rendeu a gravação de grandes canções. Assim, ao visitar o amigo exilado em Londres no final dos anos 60, Roberto Carlos se sensibilizou com a situação do amigo e escreveu a letra da música, que fez referência aos cabelos de Caetano. Em dezembro de 1968, durante os chamados anos de chumbo da ditadura militar, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos.

Caetano contou que foi levado por oficiais do Exército, sem ser informado do motivo. Durante o interrogatório, ele descobriu que havia sido denunciado por um apresentador de Tv, que falou que o músico havia desrespeitado o Hino Nacional em um show. O apresentador também criticou a tropicália, as roupas e os cabelos de Caetano. Embora o fato tenha sido uma mentira, isso não impediu que os militares confinassem Caetano durante dois meses, até que conseguisse provar sua inocência. Ele foi solto em fevereiro de 1969 e, em junho do mesmo ano, partiu para o exílio em Londres.

Caetano Veloso nunca escondeu de ninguém que não gostava de viver em Londres. Ele sentia saudades do Brasil, dos seus amigos e familiares e da Bahia, sua terra natal. Um dia, Roberto Carlos e sua esposa Nice foram visitá-lo na Europa. Durante sua estadia, Roberto Carlos tocou a música “As curvas da estrada de Santos”, o que levou Caetano às lágrimas. Sensibilizado com a cena, Roberto retornou ao Brasil e compôs “Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos” em parceria com Erasmo Carlos. A música foi lançada em 1971. No álbum Roberto Carlos.

Os compositores procuraram, ao mesmo tempo, homenagear e consolar Caetano, imaginando como seria o retorno do músico ao Brasil. Eles falam sobre o momento em que o amigo finalmente poderá se banhar de novo nas praias da Bahia e a emoção que sentirá ao perceber que ele não foi esquecido e que todos aguardam pelo retorno. A letra ainda fala das histórias de um mundo tão distante, ou seja, sua terra natal, que o cantor baiano guarda em si, por baixo das madeixas, e a tristeza pela saudade de casa.

Assim, a música aborda o sentimento ambíguo gerado por uma migração forçada. Vale mencionar que o público em geral não sabia que essa música havia sido feita para um artista exilado, e pensava se tratar de uma canção de amor. Dessa forma, Roberto Carlos conseguiu ar sem problemas pela censura e chegar ao grande público, uma vez que temas políticos não faziam parte do seu repertório e a letra não levantou suspeitas. Em retribuição, Caetano compôs “Como Dois e Dois” para Roberto, que gravou a música no mesmo álbum de 1971. Até numa composição, o Rei Roberto Carlos conseguia e ainda consegue envolver seu grande público com grande respeito…e Caetano, o que dizer com a música: “Debaixo dos Caracóis dos seus Cabelos?…

*Naldinho Rodrigues é locutor de rádio. Apresenta o programa Tocando o ado, pela Rádio Afogados FM, sempre aos domingos, das 5 às 8 da manhã, e colabora semanalmente com crônicas musicais para o Blog PE Notícias.