Por Naldinho Rodrigues*
Sebastião Rodrigues Maia, nacionalmente conhecido como Tim Maia. Foi um dos maiores cantores da música brasileira e ainda é um símbolo até hoje. Tim Maia foi uma das vozes mais importantes do país e ajudou a construir a identidade da nossa MPB. Um de seus maiores sucessos é a música “Gostava Tanto de Você”, composta por seu amigo Edson Trindade e eternizada na voz de Tim.
A canção é uma das faixas que integra o quarto álbum de estúdio do cantor, lançado em 1973. Ao contrário do que parece, não é sobre uma história de amor, rolam duas versões sobre a história que inspirou a música. A primeira diz que “Gostava Tanto de Você” é uma homenagem de Tim Maia a filha de 15 anos, falecida num acidente de carro. Dizem que a música foi composta na década de 1950, mesmo período em que a filha falecera. No entanto, outros afirmam que a canção era homenagem de Edson baseada na perda da filha de dez anos.
Há algumas dúvidas a respeito da verdadeira história por trás da composição. Como a música “Gostava Tanto de Você” ficou famosa na interpretação de Tim Maia, muitos acreditaram que o cantor teria escrito a letra, algo que relativamente comum no meio musical. Porém, quem escreveu a letra da canção foi Edson Trindade. E, um dos boatos sobre a história da música é que ele teria feito para uma filha que faleceu, trata-se de uma lenda, pois o compositor tinha apenas 16 anos em 1950, ano da criação da composição, embora somente no início dos anos 70 ela tenha feito sucesso. Ele ainda não era pai, o que derruba o boato a respeito da história da música, assim como cai por terra que a letra é de Tim Maia e sobre sua filha.
Tim só teve filhos homens: Léo Maia, Carmelo Maia e José Carlos da Silva Nogueira. Sendo assim, podemos entender a canção como de fato ela se apresenta à primeira vista (inclusive por causa do próprio título): é uma música sobre a saudade em relação a um amor. Pelo brasil afora, sempre foi muito comum artistas covers cantarem em bares o sucesso “Gostava Tanto de Você”, assim como nos karaokês, o hit de Tim Maia é presença frequente. As pessoas costumam cantar com alegria e a sonoridade a, de fato, essa energia boa, apesar de a letra ter por trás um sentimento triste, já que fala sobre a saudade de um amor que marcou a vida.
Não sei por que você se foi/quantas saudades eu senti/e de tristezas vou viver/e aquele adeus não pude dar. O personagem, nas estrofes seguintes, fala sobre o medo do futuro por ter a certeza que a sua parceira não estará mais presente e ele se vê diante da solidão.
Em um dos versos, há a frase” você marcou em minha vida, viveu, morreu na minha história”, o que certamente deve ter dado base para muitos interpretarem a letra como se Edson Trindade estivesse falando da filha supostamente falecida.
Contudo, “Gostava Tanto de Você” fala sobre o término de um namoro e a grande musa inspiradora da canção foi uma namorada de Edson, chamada Maria.
Quando Edson Trindade escreveu a letra, ele era um dos integrantes da banda “The Sputnik”. Formada em 1957. Além de Edson, Tim Maia, Roberto Carlos (o rei), Arlênio Lívio e Wellington Oliveira faziam parte do grupo, que surgiu no rio de janeiro. Foi com Os Sputniks que tudo começou e “Gostava Tanto de Você” se tornaria, mais tarde, uma das maiores músicas da MPB e da carreira de Tim Maia.
O cantor Erasmo Carlos falou que o compositor Edson Trindade apareceu com a letra de “Gostava Tanto de Você” escrita em um papel de pão. Ele contou que a namorada de Edson era presença frequente nos ensaios da banda, sendo até mesmo a responsável pelos primeiros conflitos entre os integrantes.
Por conta de brigas envolvendo Roberto Carlos e Tim Maia, que acabaram deixando a banda, os demais integrantes seguiram e novos chegaram, entre eles, o tremendão Erasmo Carlos.
Dono de uma voz inconfundível, Tim Maia deixou um grande legado para a música brasileira e foi o responsável por trazer o soul e o funk afro-americano para a jovem guarda. Quem tal se deliciar com um dos maiores sucessos da carreira de Tim Maia? Gostava Tanto de Você…
*Naldinho Rodrigues é locutor de rádio. Apresenta o programa Tocando o ado, pela Rádio Afogados FM, sempre aos domingos, das 5 às 8 da manhã. E colabora semanalmente com crônicas musicais para o Blog PE Notícias.