Seguindo o Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou, nesta sexta-feira, que foram abertos 25 novos leitos pediátricos de sala vermelha para atendimentos de doenças respiratórias em sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado.
Os novos leitos são nas unidades das UPAs: Nova Descoberta, Caxangá, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Engenho Velho, Paulista e Torrões. Cada unidade contará com quatro leitos, que terão e avançado de respirador, monitor de sinais vitais e bomba de infusão. Além disso, haverá contratação temporária de médicos pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
A iniciativa é devido ao crescimento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes de até 14 anos após o período do Carnaval. Segundo a SES-PE, houve aumento da procura pela assistência de pacientes com esta idade, apenas nos dez primeiros dias de março. UPAs com os leitos de sala vermelha abertos registraram mais de mais de 1.800 atendimentos pediátricos.
“As UPAs são a principal porta de entrada dos casos de doenças respiratórias nas crianças. Observando o cenário epidemiológico do período de sazonalidade, que em nosso estado acontece entre os meses de março e agosto, e seguindo o Plano de Contingência da SES-PE, temos a chance de ampliar a retaguarda dos hospitais pediátricos e fortalecer o enfrentamento desses agravos em saúde”, reforça o diretor superintendente geral da Fundação, Luiz Alberto Araújo.